Tomando emprestado um ditado popular que diz que a palavra conduz, mas o exemplo arrasta, veja a abordagem de uma autoridade em relação a assuntos econômicos, como Franco (2017):
As ilusões provocadas pelo pré-sal assomaram o governo federal, mas o Rio viveu esse delírio do lulopetismo como nenhuma outra região do País, e no que tinha de pior. Nesta semana que passou, o ex-governador do Estado foi condenado a 45 anos de prisão. Não é extraordinário o poder do exemplo? Não estariam as autoridades locais apenas reproduzindo em escala menor o modus operandi dos esquemas comandados por Brasília?
Se o poder do exemplo é assim tão grande, a boa notícia é que o problema do Rio é mais geral. Mas, pensando bem, não sei se é uma boa notícia.
Na verdade, considerando números do Tesouro Nacional de 2016, existem apenas três Estados da Federação com dívidas maiores que 200% da sua receita: Rio, Minas e Rio Grande do Sul. A média nacional é pouco abaixo de 70%. Esses três Estados são os únicos com despesas de pessoal consumindo mais de 70% das receitas e com caixa negativo, ou seja, pagamentos atrasados. O Rio Grande do Sul teria “atrasados” correspondentes a 42% da sua receita e o Rio algo como 24% ao fim de 2016. Deve estar bem pior agora, e, aliás, há imprecisão nesses números, como reconhece o próprio Tesouro (FRANCO, 2017)
Fonte: FRANCO, Gustavo H. B. O mau exemplo. Jornal O Estado de São Paulo – On-line. 2017. Disponível em: . Acesso em 28 out. 2017.
Baseando-se no texto acima, em relação ao exemplo que toda autoridade deveria dar, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a.
No caso da administração dos governos, não há maus exemplos relevantes no país.
b.
A conduta das autoridades em questões administrativas ou econômicas não refletem nos demais setores da sociedade, por serem aspectos estanques.
c.
O mau exemplo de autoridades em uma determinada esfera acaba por influenciar positivamente outros setores da sociedade.
d.
O mau exemplo de autoridades em uma determinada esfera acaba por influenciar negativamente outros setores da sociedade.
e. Nossos mandatários, dentro do possível, têm dado bons exemplos a nossa sociedade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O mau exemplo de autoridades em uma determinada esfera acaba por influenciar negativamente outros setores da sociedade.
Perguntas interessantes