Tomando como referência as citações acima, analise a crise do socialismo real na união soviética e o significado das reformas empreendidas por gorbachev (glasnost e perestroika)
Soluções para a tarefa
A chamada "crise do socialismo real", ocorrida na URSS, tem suas raízes tanto formação e, posterior, consolidação do "Stalinismo", como em decorrência das prioridades URSS diante da Guerra Fria. Ocorre que o Estado Soviético priorizou o investimento militar, em detrimento da economia e do bem-estar dos soviéticos.
Nesse sentido, as reformas empreendidas por Gorbatchev, denominadas de Glasnost e Perestroika, tinham como objetivo recuperar a economia soviética, bem como redemocratizar o país.
Porém, essas reformas submeteram a economia da URSS à economia de mercado preponderante, dando início à quebra da hegemonia do país na região do leste europeu e ao seu processo desagregação, fazendo surgir o que se denominou de "Nova Ordem Mundial", com o fim da Guerra Fria.
Mais sobre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS
- A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS, ou apenas União Soviética, consistiu em um Estado, formando por diversas Repúblicas e comandado por um "regime unipartidário".
- Ou seja, a União Soviética era comandada apenas por um partido, não havia pluralismo político.
- Esse partido era o Partido Comunista da União Soviética.
- Ainda, a capital desse Estado, que surgiu com a Revolução Russa, era a cidade de Moscou, atual capital da Rússia.
Mais sobre a URSS: https://brainly.com.br/tarefa/4029572
Bons estudos!