Tomando como pressuposto a não existência de um único método para a investigação filosófica. Descartes expôs o seu método, seguido em grande parte até nossos dias pelos cientistas. Assinale a alternativa que não corresponde ao método de Descartes.
A) Como exemplo de ordenação e lógica do método, tomamos por base que para se compreender a soma (conceito complexo), precisamos primeiramente entender o que é número (conceito simples) e, depois, o conceito de adição (conceito menos simples que o número, pois depende deste para ser entendido).
B) Descartes pressupõe que é indiferente a ordem e a lógica do pensamento, desde que o argumento a ser utilizado acompanhe a dúvida e a razão, o que conduzirá o filósofo à busca de novas respostas, reiniciando o processo da reflexão filosófica.
C)Sempre que possível deve-se partir do mais simples (daqueles conceitos que podem ser compreendidos com mais simplicidade, sem depender da compreensão de novos conceitos) até chegar ao mais complexo (conceitos compostos, que pressupõe novos conceitos para o seu entendimento).
D)Nenhuma das alternativas corresponde ao método cartesiano.
E)Geralmente se vai do que é básico, dos fundamentos até o corpo completo de determinado assunto.
preciso de ajuda!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Tanto nas Meditações Metafísicas quanto no Discurso sobre o Método, Descartes busca chegar no mais simples e partir para a elucidação daquilo que é mais complexo, de modo a construir, por meio da razão, à partir do "zero" a estrutura que permitirá explicar e compreender a realidade complexa.
Por isto Descartes, nas Meditações, procura por uma verdade simples, mas inquestionável (penso, logo existo), e, com ela, descobre a existência necessária de Deus, a sua bondade necessária e o acerto de suas percepções claras e distintas sobre o mundo.
É incorreta a afirmativa B.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás