Filosofia, perguntado por rayanedemota151, 1 ano atrás

Tomando como base a classificação aristotélica dos campos da investigação filosófica, como poderiam ser categorizadas a química e a agronomia? Justifique

Soluções para a tarefa

Respondido por MarkAranguiz
551
Aristóteles fez uma tríplice divisão dos campos de investigação: 

Ciências poiéticas (produtivas, criativas)– que visam à fabricação de algum utensílio (p.ex.: sapatos, roupas, vasos, etc.);

Ciências práticas – que usam o saber para uma ação ou com a finalidade moral (ética e política);

Ciências teoréticas – que buscam o saber pelo saber, independente de um fim ou utilidade (metafísica, física, matemática e psicologia).

Pelo que vemos nessa rápida descrição, acredito que a Química e a Agronomia estariam melhor colocadas no primeiro caso, entre as ciências poiéticas. Ambas visam a criação. Ao mesmo tempo, são teóricas, mas eu não afirmaria que são teoréticas pelo fato de que possuem fim e utilidade delimitados.
Respondido por julialiri
2

Considera-se que a química e a agronomia são categorizadas no campo das ciências poiéticas. Apesar de também possuírem teoria como outras ciências, visam a fabricação de um produto como objetivo fina, assim, devem ser classificadas como ciências poiéticas.

Aristóteles: classificação das ciências

  • Ciências poiéticas: são produtivas e criativas e visam a fabricação de um produto, como sapatos, roupas, vasos, entre outros.
  • Ciências práticas: usam o saber para uma ação ou finalidade moral, como a ética e a política.
  • Ciências teoréticas: buscam pelo "saber do saber", não importando com o seu fim ou utilidade, seja esta metafísica, física, matemática ou psicológica.

Continue estudando sobre Aristóteles em: https://brainly.com.br/tarefa/1470493

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes