Filosofia, perguntado por kolymorais1234, 11 meses atrás

Tomada por suas desigualdades, a Constituição de 1824 estava longe de cumprir qualquer ideal de isonomia entre a população brasileira. O imperador tinha amplos poderes em suas mãos e poderia exercê-lo segundo suas próprias demandas. Não por acaso, vemos que essa época foi tomada por intensas discussões políticas e revoltas que iam contra essa estrutura de poder fortemente centralizada. De fato, essa constituição só perdeu a sua vigência ao fim do período imperial. Dentre as características da Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, NÃO está incluído:

( ) o voto universal e secreto.

( )o exercício do Poder Moderador pelo monarca.

( )voto exclusivo aos homens maiores de 25 anos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
30

I é falsa, pois o voto secreto só se tornou um direito com a Revolução de 1930 e só foi universalizado, de fato, com a Constituição de 1988.

II é verdadeira, o Imperador tinha o poder de desfazer o Parlamento e convocar novas eleições se considerasse necessário.

III é verdadeira, pois apenas os homens (excluíam-se as mulheres) dotados de uma certa idade, algumas posses e determinado grau de instrução (excluíam-se os mendigos, os analfabetos e muitos outros grupos) eram considerados como capazes de votar.

Só a primeira afirmativa não estava incluída.

Respondido por livyagomes2004
11

Resposta:

o voto universal e secreto

Explicação:

pois ele era autoriatario.

Perguntas interessantes