Geografia, perguntado por Uraraks, 11 meses atrás

Todos sabemos a importância dos Estados Rj e SP para o Brasil, hoje é inimaginável pensar o Brasil sem esses estados, partindo dessa situação temos a seguinte afirmação:“A megarregião Rio de Janeiro-São Paulo se constitui como centro do país. Não como centro geográfico do Brasil, porque, de fato, não o é. E nem como centro econômico, embora o seja, já que concentra quase 40% do PIB nacional. Mas sim como centro que coloca em conexão o capital que aqui se reproduz com o conjunto da produção capitalista em escala global”. você concorda com tal afirmação? justifique os motivos e em seguida cite quatro motivos que fazem do Rj e SP os Estados mais importantes para o Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por larissaferreira3046
4

Resposta:

A megarregião Rio de Janeiro-São Paulo se constitui como centro do país. Não como centro geográfico do Brasil, porque, de fato, não o é. E nem como centro econômico, embora o seja, já que concentra quase 40% do PIB nacional. Mas sim como centro que coloca em conexão o capital que aqui se reproduz com o conjunto da produção capitalista em escala global”. Essa análise realizada pela professora Sandra Lencioni (USP) faz parte do projeto “A Megarregião Rio de Janeiro-São Paulo”, que será desenvolvido pela Rede INCT Observatório das Metrópoles no período 2017-2020. O objetivo da pesquisa é discutir a pertinência do conceito de megalópole face à emergência de novos processos globais, bem como analisar os mecanismos de integração do Rio de Janeiro a São Paulo, de diversas naturezas, com ênfase na integração do capital e dos fluxos.

A Coordenação Nacional do Observatório das Metrópoles realizou, no dia 26 de setembro, o primeiro encontro do projeto “A Megarregião Rio de Janeiro-São Paulo” que contou com a palestra da professora Sandra Lencioni (Geografia/USP), responsável pela coordenação nacional da pesquisa. O evento contou com a presença dos professores Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, Sérgio de Azevedo, Orlando Alves dos Santos Jr., Nelson Rojas de Carvalho e Marcelo Ribeiro; e mais os pesquisadores Antonio Alkimin (pós-doc), Juciano Martins Rodrigues (pós-doc), Éric Omena (pós-doc), Humberto Mezza (pós-doc), Samuel Jaenisch (doutorando) e Thaís Velasco (mestranda).

O projeto “A Megarregião Rio de Janeiro-São Paulo” integra o novo programa nacional do Observatório das Metrópoles para o período (2017-2020), intitulado “As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira” – um extenso projeto que norteará a continuidade da rede de pesquisa no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/MCT&I/CNPq). A proposta do novo programa é pela reorientação das linhas e dos projetos de pesquisa em função da hipótese da inflexão ultra-liberal no Brasil e na ordem urbana das metrópoles. Esta inflexão se traduz (1) no avanço da tendência da financeirização urbana e da mercantilização da cidade; e (2) no surgimento de regimes urbanos fundados no empreendedorismo local.

Explicação:

Perguntas interessantes