Todos que trabalham com gastronomia torcem o nariz quando falamos que é possível fazer alta gastronomia tendo como base a culinária mineira tradicional. Mas tudo é uma questão de visão e de posicionamento diante do mercado. Espaço existe para todas as propostas desde que sejam bem feitas, coerentes e com o propósito de divulgar a gastronomia e a cultura local. Mas, afinal, o que o estado de Minas Gerais tem a oferecer? [...]
A culinária mineira é feita de pratos simples, extremamente saborosos e com um ingrediente especial que confere um sabor delicioso, as histórias e seus amores. Isso mesmo! Os pratos da culinária mineira são temperados, sobretudo, com histórias e amores bem brasileiros. Algumas delas lá da época dos [...] inconfidentes [...]. Sem contar a história de amor de Marília e Dirceu vivida em Ouro Preto, berço da mais autêntica cozinha mineira. Minas tem uma culinária que se desenvolveu na época do ciclo do ouro e das pedras preciosas, que atraíram milhares de pessoas para o estado. As cidades de São João del-Rei, Mariana, Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, dentre outras surgiram nesta época.
Cozinha simples. Tem café da manhã? Tem! Café, pão com manteiga, queijo, broa de fubá, pão de queijo etc. Almoço? Claro que tem! Simples também, uai! Arroz, feijão, carne, legumes e verduras. Sobremesa? Uai, é claro! Doce de leite, ambrosia, goiabada com queijo, doce de compota etc. Sem falar que tem café da tarde e jantar. Antes de dormir um gole de café com uma quitanda porque ninguém é de ferro.
Tudo isso gente, tirado de produtos do fundo do quintal, o porco, couve, fubá, jiló, quiabo, galinha etc. É disso que faz esta cozinha simples, porém de sabor incomparável. É como Minas Gerais “quem te conhece não esquece jamais”!
A informação principal desse texto está no trecho:
“... é possível fazer alta gastronomia tendo como base a culinária mineira tradicional.”. (1º parágrafo)
“A culinária mineira é feita de pratos simples, extremamente saborosos...”. (2º parágrafo)
“Os pratos da culinária mineira são temperados, sobretudo, com histórias...”. (2º parágrafo)
“... tirado de produtos do fundo do quintal, o porco, couve, fubá, jiló, quiabo, galinha...”. (4º parágrafo)
“É disso que faz esta cozinha simples, porém de sabor incomparável.”. (4º parágrafo)
Soluções para a tarefa
Respondido por
64
Resposta: “... é possível fazer alta gastronomia tendo como base a culinária mineira tradicional.”. (1º parágrafo)
Explicação: o texto é sobre isso
Jocimar50:
letra A, primeira alternativa
Respondido por
31
Resposta:
(A)
Explicação:
é possível fazer alta gastronomia tendo como base a culinári
Perguntas interessantes