Todos os fenômenos sociais - sua estrutura e sua mudança - são, em princípio, explicáveis por fatores que envolvem apenas as pessoas, suas propriedades, seus objetivos, suas crenças e suas ações. Passar das instituições sociais e dos padrões agregados de comportamento para os indivíduos e uma operação semelhante a passagem {do estudo} das células às moléculas. (Elster, 1985, p. 5, tradução nossa)”. Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: Tendo como referência o conteúdo abordado sobre Max Weber, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa que traz a sequência correta.
I. A teoria weberiana é considerada como estruturalista, ou seja, parte do princípio de que, independentemente do período histórico, em todas as sociedades há estruturas ou fatores que as sustentem.
II. Weber apresenta o conceito-chave tipo ideal: recurso heurístico que orienta os pesquisadores na descoberta tanto dos motivos das ações humanas quanto das relações de causalidade dos eventos históricos, que, por meio de comparação, possibilitam captar graus de generalizações.
III. Weber percebeu a complexidade do Estado com suas diferentes esferas de poder e o fato de ser dirigido por diferentes classes sociais. Mas, a partir de certo limite, o poder real se dá pela classe que controla os principais centros de poder, a mesma classe que controla os meios de produção.
IV. Uma característica de Weber é o individualismo metodológico, que consiste em entender e explicar os fenômenos políticos e sociais tendo como base o indivíduo.
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No meu ponto de vista e a própria pergunta sugere qual a resposta correta que seria os tipos ideal que e ll e a lV que fala da própria racionalização e a do individualismo.
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I é falsa, o estruturalismo foi uma corrente teórica consideravelmente posterior ao próprio Max Weber, não sendo ele um de seus representantes.
II é verdadeira, sendo por estas generalizações que Weber explicava, por exemplo, os tipos de legitimação do poder.
III é falsa, sendo estas características da sociologia desenvolvida por Marx.
IV é verdadeira, de modo que Weber relaciona características de indivíduos ou grupos com fenômenos sociais mais complexos, como o fez, por exemplo, com a ética protestante e o capitalismo.
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