Todos os dias, uma fábrica de enlatados embala, em latas iguais, a mesma quantidade de milho verde, utilizando, para isso, 8 máquinas que têm o mesmo desempenho. Para enlatar essa quantidade diária de milho verde, essas 8 máquinas levam 180 minutos. Em determinado dia, 2 dessas máquinas apresentaram defeito, e, nesse dia, a fábrica executou o trabalho com as demais máquinas.
Em quantos minutos as máquinas em funcionamento enlataram a quantidade diária de milho verde nesse dia?
135 minutos.
182 minutos.
225 minutos.
240 minutos.
Soluções para a tarefa
Resposta: 135 minutos, (não tenho certeza se está certo)
Explicação passo a passo: Aplique primeiramente a regra de três (6×180=1080) (1080÷8=135)
As seis máquinas enlataram o milho verde em 240 minutos nesse dia.
Para resolver essa questão, podemos utilizar o método da regra de três simples. Note que o enunciado precisa saber o tempo necessário para o trabalho de 6 máquinas, visto que, de 8 máquinas, 2 apresentaram defeito.
A regra de três simples é utilizada para encontrar uma incógnita através da utilização de duas grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
No caso da tarefa, temos a quantidade de máquinas e de tempo, que são inversamente proporcionais, visto que com menos máquinas o trabalho demora mais tempo para ser cumprido, assim como mais máquinas realizam o trabalho em menos tempo.
Nesse caso, montamos a tabela normalmente, mas na hora de realizar a multiplicação cruzada invertemos um dos lados da tabela. Veja:
Máquinas Tempo
8 180
6 x
Sendo assim, as seis máquinas em funcionamento enlataram a quantidade diária de milho verde em 240 minutos nesse dia.
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/47415429