Todos os dias, milhões de pessoas acompanham a meteorologia nos vários meios de comunicação, e, apesar de ser uma prática habitual, muitas pessoas confundem ou não compreendem completamente os dados utilizados na previsão do tempo. Em meio a notícias sobre a frente extraordinariamente fria que atinge várias regiões dos Estados Unidos, voltaram à tona nas redes sociais comentários questionando o fenômeno do aquecimento global, que boa parte da comunidade científica diz ser causado pela ação humana. O termo aquecimento global é usado para explicar que a temperatura média da Terra está subindo de maneira preocupante – e o que muitos talvez não saibam é que isso cria condições para eventos meteorológicos extremos, incluindo ondas de frio massacrantes. Dúvidas [...] surgem em geral por causa da confusão entre dois conceitos: clima e tempo, que têm significados diferentes na meteorologia Sobre os conceitos meteorológicos que causam confusão, podemos afirmar que: (A) o clima é o estado temporário da situação da atmosfera em um curto período de tempo. (B) o tempo é definido como um estado atmosférico constante de uma grande região geográfica. (C) a variação do tempo de uma região é determinante para a formação do clima desse local. (D) o clima é a situação habitual prolongada que se determina pelo histórico dos tempos meteorológicos.
pietropaciork:
eu estou em duvida entre C e D
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
A alternativa que melhor responde a questão é a letra d).
O clima de uma região é determinado pelo histórico sucessivo dos tempos que ocorrem nesse local em particular, e que tem relação com as suas características físicas e geográficas, assim como a vegetação da região.
Embora condições específicas possam momentaneamente criar condições climáticas temporais anômalas, é a sua sucessão ao longo do tempo que cria um padrão de identificação sobre como é o clima desse local.
Por exemplo, o fato raro de chover no deserto do Saara não quer dizer que essa região não possua um clima seco e árido.
Perguntas interessantes