Todos os dias, a qualquer hora, somos apresentados a novos produtos — o celular com funções incríveis, o automóvel antiestresse, a geladeira que não só conserva os alimentos, mas também preserva o meio ambiente. Muitos, na verdade, são produtos inúteis, fabricados e anunciados para levar nosso dinheiro. Olhe à sua volta: quantas coisas em sua casa e em sua mesa de trabalho apenas ocupam espaço e mostram que, ao invés de ajudar, atrapalham sua rotina? E quantas são verdadeiramente úteis e necessárias? Feito esse inventário, escolha um ou mais objetos sem os quais você acha que não poderia viver e desenvolva o seguinte tema de sua dissertação: “Um bem indispensável para uma vida confortável”
Soluções para a tarefa
Essa é minha visão pessoal, mas vou te ajudar dando exemplos do meu dia a dia. A pergunta é pessoal!
A nova geração busca, além de conforto, praticidade. Muitas tecnologias estão sendo criadas para nos auxiliar em nosso cotidiano corrido. O microondas, por exemplo, chegou para otimizar nosso tempo e dinheiro. Além de alguns modelos serem mais baratos que fogões, não é necessário o uso de gás, que consome boa parte dos nossos gastos de última hora, e são menos perigosos de manusear e manter em domicílio.
Outro exemplo é o refrigerador integrado na geladeira. Antigamente não se conseguia manter um produto em conserva sem usar sal ou sem contaminar em médio e longo prazo. Quando a ideia foi fabricada, índices de contaminação bacteriana causada pela má conservação de alimentos caiu drasticamente no mundo, gerando novos métodos de preservação e um entendimento um pouco mais avançado sobre a importância da refrigeração na saúde.