todos os carboidratos complexos tem baixo índice glicêmico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras. ... Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso. “O arroz branco, a batata e o pão francês, por exemplo, são absorvidos rapidamente pelo corpo e aumentam a taxa de glicose no sangue.
Resposta:
Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos e têm mais fibras. Sendo alguns deles:
1 – Frutas Inteiras
Maçãs, bananas e morangos são umas das melhores fontes de carboidratos complexos. Bananas são fáceis de digerir e também carga considerável de potássio, o que ajuda a manter a função nervosa e muscular.
Por isso ela é uma das versões naturais perfeitas para antes e depois do treino. Uma dica é evitar sucos, pois demandam uma maior quantidade de frutas no preparo.
2 – Batata-doce
As batatas doces são ricas em carboidratos complexos e ricas em fibras, betacaroteno e vitaminas. Uma batata doce de tamanho médio tem cerca de 25g de carboidratos totais.
Além disso, são ótimas aliadas para recuperação da força e ajudam a restabelecer as reservas de energia.
3 – Feijão Preto
Um ótimo aliado no ganho de massa muscular e uma das melhores fontes de carboidratos, carregando 9g de proteínas em cada porção de 100g, com cerca de 60g de carboidratos.
Combinado com o arroz integral vira um excelente aliado na aquisição de quantidades adequadas de proteínas para quem tem uma dieta pobre nesse nutriente, como os vegetarianos.
4 – Iogurte Desnatado
Não declare guerra aos laticínios. Uma porção de 160g de iogurte desnatado, por exemplo, carrega quase 8 g de carboidratos. Os lights são ótimos para o pré e pós-treino, pois dá energia mais rapidamente.
Além disso não dá para deixar de fora o cálcio, ótimo para a contração muscular e para regular o metabolismo e manter a saúde do seu coração.
5 – Lentilha
Elas possuem baixos níveis de calorias e são ricas em nutrientes. O teor de carboidratos em cada 100g é de 20g. Além disso, ajudam a proteger a saúde do coração e equilibram os níveis de açúcar no sangue.
6 – Aveia
Um copo de aveia rende 104g de carboidratos complexos. Além disso, contém beta-glucano, que auxilia na redução do colesterol.
7 – Pão Integral
As fibras do pão integral ajudam a nutrir o seu organismo, além de garantir a liberação mais lenta do açúcar no sangue. Uma única fatia de pão integral contém 12,3 g de carboidratos.
8 – Arroz Integral
O arroz branco é rico em carboidratos simples, por isso, prefira o arroz integral – assim como as massas integrais – que é rico também em fibras, responsáveis por “atrapalharem” a rápida absorção da glicose ajudando também na menor ingestão dos carboidratos, por tirarem espaço deles na receita e por promoverem saciedade.
9 – Grão-de-bico
Se engana quem pensa que carboidratos complexos são inimigos na perda de peso.
Na verdade, eles ajudam a estabilizar seus níveis de fome, devido a sua ação mais lenta. Uma ajuda extra no desafio da balança é o grão-de-bico, que carrega cerca de 30g de carboidratos em uma porção de 100g.
Uma das leguminosas mais populares, grão-de-bico faz parte das melhores fontes de carboidratos, especialmente se você está tentando ficar magra. Pesquisas recentes ainda descobriram que ele pode diminuir também o colesterol ruim, assim como a aveia.
10 – Castanhas
São ricas em vitamina C, gorduras monoinsaturadas, e folatos, que são necessários para a produção de hemoglobina do sangue e outros processos fisiológicos.
Explicação:
Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso. “O arroz branco, a batata e o pão francês, por exemplo, são absorvidos rapidamente pelo corpo e aumentam a taxa de glicose no sangue