Todos os anos há acidentes fatais causados por choques elétricos em áreas residenciais, onde os circuitos elétricos são, normalmente, alimentados por 120 V. O choque elétrico provoca efeitos danosos pela passagem da corrente através do corpo humano. Segundo a lei de Ohm, a corrente depende da tensão aplicada e também da resistência do corpo humano. Dependendo das condições do corpo humano, se seco ou molhado de água do mar, por exemplo, a resistência pode variar de 100 Ω (se encharcado com água salgada) até cerca de 500.000 Ω (se a pele estiver seca). Sabe-se que uma corrente igual ou superior a 0,07 A pode fazer com que o coração sofra um distúrbio sério e provavelmente fatal.
Você, professor de engenharia elétrica, está lendo para a sua turma de alunos sobre o caso de Roberto.
Roberto está de férias com a família em sua casa de praia e, após um banho de mar, corre até a casa para ligar o som, conectando-o à eletricidade. Roberto esquece que está molhado e descalço e acaba sofrendo um choque elétrico. Nesse caso, a tensão fixa é de 120 V e a resistência do corpo molhado de Roberto é igual a 1000 Ω.
Nessas condições, explique para a turma o valor da corrente elétrica que circulará no corpo de Roberto. Esse choque elétrico poderá causar distúrbios sérios ao coração? Por quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
utilizando a fórmula de ohm (v=R.I) temos que:
V=127v e R=1200 ohm
então, fazendo I=V/R (I= 127/1000) temos: 0,12 Ampére.
transformando de Ampére para miliampere, para noções de distúrbios, temos:120 mA, seguindo os seguintes termos:
20 mA a 100 mA – convulsões e parada respiratória;
100 mA a 200 mA – fibrilação;
Roberto sofrerá convulsões, parada respiratória e fibrilação.
Respondido por
0
O valor da corrente é calculado da seguinte forma:
i = V/R = 120/1000 = 0,12 A
Sim, esse choque elétrico poderá acarretar distúrbios sérios ao coração, pois a corrente de 0,12 A é maior que a corrente de 0,07 A, que já é uma corrente potencialmente causadora de efeitos nocivos ao coração e provavelmente fatal.
Perguntas interessantes