todos os anos, a oxford dictionaries, departamento da universidade de oxford responsável pela publicação de dicionários, elege uma nova palavra para língua inglesa. no ano de 2016, o termo escolhido foi "post-truth", que em português significa pós-verdade. tal termo tem a ver com o atual quadro de vasta disseminação de boatos na internet, ocorrendo paralelamente um enfraquecimento do poder de influência da imprensa tradicional, que observa a migração de seu público para esses sites não confiáveis. leia a seguir trecho da reportagem do nexo jornal repercutindo o anúncio da oxford dictionaries. "além de eleger o termo, a instituição definiu o que é a "pós-verdade": um substantivo "que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais". a palavra é usada por quem avalia que a verdade está perdendo importância no debate político. por exemplo: o boato amplamente divulgado de que o papa francisco apoiava a candidatura de donald trump não vale menos do que as fontes confiáveis que negaram esta história. segundo a oxford dictionaries, o termo "pós-verdade" com a definição atual foi usado pela primeira vez em 1992 pelo dramaturgo sérvio-americano steve tesich. ele tem sido empregado com alguma constância há cerca de uma década, mas houve um pico de uso da palavra, que cresceu 2.000% em 2016. "‘pós-verdade’ deixou de ser um termo periférico para se tornar central no comentário político, agora frequentemente usado por grandes publicações sem a necessidade de esclarecimento ou definição em suas manchetes", escreve a entidade no texto no qual apresenta a palavra escolhida." fábio, andré cabette. o que é ‘pós-verdade’, a palavra do ano segundo a universidade de oxford. disponível em < goo.gl/lyq3q8>. acesso em: 15 maio 2021. a partir das informações apresentadas, analise as afirmações a seguir. i. mesmo com o grande alcance das novas mídias sociais advindas da revolução digital, a imprensa oficial continua
Soluções para a tarefa
Resposta:
Essa é uma questão típica de interpretação de texto.
De acordo com o que lemos, podemos verificar se as afirmativas correspondem ao conteúdo do texto:
I. Embora tenha crescido a propagação de fake news nos últimos tempos, os veículos tradicionais da imprensa continuam sendo majoritários em seu poder de alcance e de preferência do público.
ERRADA - conforme lemos no texto, com a vasta disseminação de boatos na internet, tem ocorrido o enfraquecimento do poder de influência da Imprensa Tradicional, sendo que o seu público tem migrado para sites não confiáveis.
II. No contexto da pós-verdade, os fatos objetivos, reais, são menos influentes para a opinião pública que informações falsas que apelem para os sentimentos e crenças dos indivíduos.
CORRETA - o termo "pós-verdade" foi definido exatamente assim: denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais.
III. O termo pós-verdade tem sido tão utilizado que agora, quando mencionado, não há a necessidade de se inserir informações adicionais explicando este conceito, o que corrobora a decisão da Oxford Dictionaries em incluir o novo vocábulo ao dicionário da língua inglesa.
CORRETA - de acordo com o texto o termo é "frequentemente usado por grandes publicações sem a necessidade de esclarecimento ou definição".
Sendo assim, a resposta correta é: II e III, apenas.
Explicação: