"Todo poder, toda autoridade estão nas mãos do Rei e não pode haver outra no reino que aquela por ele estabelecida(...). A vontade de Deus é que todo aquele que nasceu súdito obedeça cegamente. É somente á cabeça que compete deliberar e resolver, e todas as funções dos outros consistem apenas na execução das ordens que lhes são dadas." a) Do que se trata o texto? Grife de vermelho uma frase que represente sua resposta b) Qual a relação do texto apresentado com o surgimento dos Estados Nacionais? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) O texto fala claramente sobre o absolutismo e de como a igreja católica apoiava e dava voz para a sociedade estamental e desigualitária de antigamente, já que as pessoas acreditavam que os membros do clero eram sábios e consequentemente os mesmo falavam que os Reis eram enviados por Deus.
B) Os Estados-Nações, ou propriamente dito países, surgiram principalmente no fim do século XVIII início do século XIX. Foram constituídos a partir do processo de industrialização original e/ou clássica com mecanismo de divisão do espaço geográfico internacional, estabelecendo uma nova configuração política e espacial, tudo isso é fruto da burguesia e revolução industrial que contribuiu para proteger o mercado de um determinado território. A concepção do Estado nacional ocasionou divergências entre reis e imperadores, no século XVI e XVII, no XIX entre igreja e nação, e entre senhores feudais e o estado. Posteriormente aos conflitos, o estado foi consolidado superando as ideologias e interesses da igreja e dos senhores feudais, assim promoveu a centralização do poder, e essa dava direito de representação da nação.
Espero ter ajudado, Bons Estudos!
O texto fala claramente sobre o absolutismo e de como a igreja católica apoiava e dava voz para a sociedade estamental