Informática, perguntado por Mythoz89, 8 meses atrás

Todo objeto do mundo real ou do mundo computacional assumem diferentes estados durante a sua existência, ou seja, durante seu ciclo de vida. Durante a execução de uma funcionalidade do sistema, um objeto muda de estado quando acontece algum evento interno ou externo ao sistema, provocando uma transição entre os estados do objeto e com isso, o objeto realiza determinadas ações responsáveis pela consistência e integridade dos dados do sistema. Para modelar os estados de um objeto usa-se o Diagrama de Máquina de Estados.



Sobre a notação dos principais elementos do Diagrama de Máquina de Estados, julgue as afirmativas a seguir:

I. O elemento “Estado Inicial” representa o estado de um objeto quando ele é criado. Pode haver vários estados iniciais em um diagrama de máquina de estados.
II. O elemento “Estado Final” representa o fim do ciclo de vida de um objeto. Este estado é opcional e pode haver mais de um estado final em um diagrama de máquina de estados.
III. O elemento “Estado” representa uma situação na vida de um objeto durante a qual ele satisfaz alguma condição ou realiza alguma atividade.

IV. O elemento “Transição de Estado” representa uma associação entre os estados, com uma seta apontando para um dos estados.
É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
III e IV, apenas.

c)
I, II e IV, apenas.

d)
II, III e IV, apenas.

e)
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por natashapimentel
7

Resposta: A resposta correta é:

d)  II, III e IV, apenas.

Explicação:

Corrigida pelo AVA!

Respondido por marinho123456789
0

Resposta:

correto 1-B/2-D/3-E/4-D

Explicação:

Todo objeto do mundo real ou do mundo computacional assume diferentes estados durante a sua existência. Considerando a execução de uma funcionalidade de um sistema orientado a objetos, os objetos mudam de estados quando acontece algum evento interno ou externo ao sistema, provocando uma transição entre os estados do objeto em determinando instante de tempo.

Assinale a alternativa correta que descreve o conceito de estado.

Alternativas:

a)

Representa os acontecimentos que provocam a mudança de comportamento dos objetos, podendo ser uma ação interna ou externa do objeto, em um determinado tempo de execução do sistema.

b)

Representa a abstração de uma forma de apresentação dos objetos de uma classe em um instante de tempo de execução do sistema, com uma duração finita de tempo, o qual demostra a reação de um objeto em resposta a um evento.

Alternativa assinalada

c)

Representa qualquer coisa concreta ou abstrata do mundo real, com características e comportamento próprio em uma única estrutura, sendo possível identificá-lo.

d)

Representa um grupo de objetos com propriedades semelhantes (atributos), o mesmo comportamento (operações), os mesmos relacionamentos com outros objetos e a mesma semântica.

e)

Representa o ato de reunir em uma estrutura chamada classe, os atributos e operações dos objetos, permitindo que um objeto proteja a integridade de suas partes.

2)

Uma classe é uma abstração das características e comportamentos relevantes de um conjunto de objetos. Assim, as características descrevem os atributos ou propriedades dos objetos de uma classe e o comportamento descreve as operações.

 

Com relação as atributos e operações de uma classe, complete as lacunas da sentença a seguir.

 

Uma operação descreve uma ação que o próprio objeto executa ou uma ação que o objeto pode executar, a partir do disparo de um ____________ que envia uma mensagem, invocando uma operação dos objetos de uma classe, assim provocando a mudança de estado do objeto.

Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente.

Alternativas:

a)

Método.

b)

Terminador.

c)

Vínculo.

d)

Evento.

Alternativa assinalada

e)

Relacionamento.

3)

Avançando com a modelagem comportamental de um sistema de software orientado a objetos com a Unified Modeling Language (UML), é importante modelar o ciclo de vida dos objetos de uma classe com a especificação dos seus estados e suas transições de estados.

Assinale a alternativa correta que indica a técnica de modelagem da UML adotada para representar o ciclo de vida dos objetos.

Alternativas:

a)

Diagrama de Objetos.

b)

Diagrama de Classes.

c)

Diagrama de Perfil.

d)

Diagrama de Comportamento.

e)

Diagrama de Máquina de Estados.

Alternativa assinalada

4)

Com a Unified Modeling Language (UML) é possível apresentar a documentação de um sistema de software em três perspectivas principais de visões de modelagem orientada a objetos, sendo as perspectivas estrutural, funcional e temporal, utilizando para tal, as técnicas de modelagem no formato de diagramas, que são classificados em estruturais e comportamentais.

Assinale a alternativa correta que indica o diagrama comportamental que representa a ordem temporal em que as mensagens são trocadas para darem suporte à realização de um caso de uso.

Alternativas:

a)

Diagrama de Estrutura Composta.

b)

Diagrama de Classes.

c)

Diagrama de Atividades.

d)

Diagrama de Sequência.

Alternativa assinalada

e)

Diagrama de Máquina de Estados.

Perguntas interessantes