Todo gestor de equipes de vendas é um gestor de pessoas. Isto é, todos são profissionais que lideram e comandam equipes, têm funções em comum, e características que precisam ser desenvolvidas para o cargo.
A gestão do conhecimento das pessoas dentro das organizações, por exemplo, é só uma das partes da gestão de pessoas. Além de se preocupar com o conhecimento dos funcionários e colaboradores, os gestores e gestoras de pessoas também precisam ter em mente as outras funções essenciais do cargo, como: planejamento, recrutamento e seleção, descrição dos cargos, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, comunicação interna, relações trabalhistas.
Todas essas funções do gestor de pessoas precisam ser pensadas junto com o departamento de recursos humanos da empresa.
Além de todas essas funções, talvez a responsabilidade mais difícil do gestor de pessoas seja a de gerir suas relações dentro da empresa.
Assinale V para Verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir.
( ) O gestor de pessoas precisa agradar a sua equipe. Para isso, deve pagar bons salários, dar bons benefícios, ser flexível e compreender as dificuldades.
( ) O gestor de pessoas precisa agradar a diretoria. Para isso, deve mostrar bons resultados alinhados com a estratégia da empresa.
( ) O gestor de pessoas precisa se comunicar muito bem com o RH, com a diretoria, e com a sua equipe para atingir os seus objetivos.
Assinale a alternativa correta.
A a) V, F, F
B b) V, F, V
C c) F, F, F
D d) V, V, V
E e) F, F, V
alguém sabe a resposta?
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão é a letra B:
"Um bom gestor lidera sua equipe, estimulando-a a realizar suas funções básicas, começando por estimular os colaboradores a comparecerem no trabalho no horário certo – este é o entendimento já ultrapassado de liderança.
Hoje, liderar é ser capaz de mobilizar pessoas para que se sintam estimuladas a contribuir com ideias."
O conceito de liderança também passou por uma grande evolução ao longo dos anos.
Primeiro que, no princípio da Administração como ciência, não se utilizava a palavra "líder", mas, sim, o conceito do chefe, do supervisor, daquele que dá ordens.
Hoje compreende-se que a liderança é a capacidade de inspirar, conduzir e estimular pessoas para que deem o melhor de si mesmas, no alcance de objetivos específicos, sejam eles organizacionais ou não, e, uma dessas formas é a contribuição com ideias por parte dos liderados.
Espero ter ajudado!