Psicologia, perguntado por gilatletismo, 11 meses atrás

Todo fato tem uma causa que o precede e as mesmas causas, nas mesmas condições, produzem os mesmos efeitos. Contudo, para conhecer e analisar, é necessário dividir. A realidade deve não somente existir fora e independentemente do observador, mas ela deve, também, ser decomponível e analisável em partes, o todo se recompondo depois pela soma de suas partes (PAUL, 2005, p. 76-77). Para Bohm (1980), este é exatamente o grande equívoco da ciência e de onde advém a maior parte das dificuldades que os cientistas encontram: a tendência de fragmentar o mundo e ignorar a interconexão entre todas as coisas.
GRZYBOWSKI, C. T. Introdução à Psicologia: Aplicação Pastoral. Maringá: UniCesumar, 2018.

O grande problema das ciência, ao utilizar o pensamento cartesiano, segundo o professor Grzybowski, é a fragmentação da realidade e uma ignorância generalizada em relação à interconexão entre todas as coisas. Diante da compreensão de que o pensamento teológico foi desenvolvido, principalmente, sob o paradigma cartesiano ocidental, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A análise e estrutura dos sistemas complexos se aplica ao pensamento teológico geral, uma vez que o principal modelo científico usado é o paradigma cartesiano, que dividiu o pensamento teológico e, inclusive, ainda estuda-o sem relacionar as partes com o todo.

Alternativa 2:
A análise dos sistemas complexos se aplica ao pensamento teológico, porque, na história cristã, sempre foi estudado em diversas perspectivas, de forma holística, sempre considerando o todo, relacionando, principalmente, a vida com a teoria.

Alternativa 3:
A análise sistêmica não deve ser aplicada ao pensamento teológico, visto que este não é um sistema complexo, suas verdades são claras, simples e objetivas. Não há necessidade de uma leitura holística.

Alternativa 4:
A teologia, principalmente a sistemática, não usa o método cartesiano e positivista para tratar das verdades reveladas. Por isso, o estudo de sistemas complexos não se aplica ao pensamento teológico.

Alternativa 5:
A análise sistêmica pretende um novo paradigma que olhe o todo, porém, sua abordagem científica também pressupõe o pensamento cartesiano, por isso, deve ser aplicado ao estudo do pensamento teológico.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

Alternativa 4 está correta.

O racionalismo partia de um pressuposto equivalente do método cartesiano, onde o indivíduo deve alcançar sem precisar de uma análise complexa do assunto, explicando também como a ética funciona, separando do pensamento teológico.

Podemos observar que Kant foi o filósofo que desenvolveu um caminho que não seguia nem o empirismo de Hume e o racionalismo de Descartes, refletindo diretamente em um conhecimento prévio, que surge sem a necessidade de experiências profundas, explicando que o empirismo está envolvido em crenças enquanto o racionalismo partia de um pressuposto.

Perguntas interessantes