Todo dia ela faz tudo sempre igual
[…]
Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
[…]
Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
[…]
Toda noite ela diz pra eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor”
HOLANDA, C. B. de. Cotidiano. HOLANDA, C. B. de. In: Construção. Manaus: Phonogram/ Philips, 1971. 1 CD, digital, estéreo.
A música revela o cotidiano de um homem e traços essenciais da rotina de seu relacionamento. Embora trate de uma situação conjugal, auxilia-nos a pensar no quanto o cotidiano influencia a vida dos sujeitos.
Considerando as provocações decorrentes da leitura do texto apresentado e de seu texto-base, pense no cotidiano a partir da perspectiva institucional e analise as assertivas a seguir:
I. O cotidiano e a rotina são elementos complementares e indissociáveis.
II. A rotina se refere ao modo de viver a vida e realizar as atividades.
III. Nas instituições educativas, a rotina é algo negativo, pois atribui ao cotidiano das crianças um caráter engessado e sem desafios.
IV. Refletir sobre a rotina é também refletir sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas e propor desafios que atendam às necessidades das crianças.
V. A rotina desconsidera os ritmos e interesses individuais criando uma atmosfera homogênea para o cotidiano institucional.
Agora assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Todas as afirmativas estão corretas.
A rotina para o individuo adulto apresenta-se como um elemento positivo, visto que possibilita que o cotidiano siga padrões, e a produtividade seja aumentada em diversos aspectos.
Todavia, para a criança que se encontra na Educação Infantil, a rotina torna-se algo negativo, pois torna-se maçante, e por conta disso, é preciso que os educadores considerem este aspecto e levem a novos desafios, estimulando a inovação e a criatividade das crianças.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás