"Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro" (FREYRE, G. Casa-Grande e senzala. Rio de Janeiro: Record, 1992, p. 307. ). Essa citação de Gilberto Freyre pode ser interpretada como: I. A existência de uma democracia racial no Brasil. II. A existência da miscigenação no Brasil. III. A fusão cultural presente na formação do povo brasileiro. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As afirmativas I, II e III estão corretas. B. Apenas a afirmativa III está correta. C. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. D. Apenas a afirmativa I está correta. E. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Soluções para a tarefa
A citação de Gilberto Freyre pode ser interpretada mediante a todas as alternativas expostas nessa questão. Por isso, todas as alternativas estão corretas, sendo assim a letra A é a correta.
Analisemos as alternativas:
- Verdadeira. A ideia de democracia racial no Brasil, por mais que seja hoje considerada um mito, era defendida por Gilberto Freyre.
- Verdadeira. O autor fala sobre uma forte miscigenação entre o povo brasileiro.
- Verdadeira. A ideia de fusão cultural dos diferentes povos constituintes do Brasil é uma consequência natural do defendido das alternativas 1 e 2.
Obra "Casa-Grande e Senzala" de Gilberto Freyre
Gilberto de Mello Freyre nasceu no ano de 1900, foi um sociólogo, antropólogo, deputado e professor brasileiro.
"Casa-Grande e Senzala" é uma de suas obras mais conhecidas, na qual ele se dedicou a usar novas fontes como comida, roupas, arquitetura e etc. para entender a formação do Brasil.
O livro é composto de três grandes partes, onde o autor aborda os principais povos que participaram da formação do povo brasileiro: os indígenas, os povos africanos e os europeus.
Leia mais sobre "Casa-grande e Senzala" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50167008