Ed. Física, perguntado por ferreirataynara808, 5 meses atrás

Todo atleta espera obter a melhor forma física durante uma competição.Para isso,é

preciso seguir uma rotina rígida de treinamentos para alcançar um ótimo condicionamento

físico.Entretanto,alguns maus atletas utilizam meios ilícitos para aumentar seu desempenho.

Que meios ilícitos são esses ? O atleta é liberado a usar essas substâncias ?

____________________________________________________________________​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahateez1999
2

Resposta:

Explicação:

As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas -estimulantes, narcótico-analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios.

Estimulantes: substâncias que excitam e alteram o metabolismo, como a cafeína, a cocaína, o crack e as anfetaminas. Isso não significa que os atletas não podem tomar café. Para cada substância, o COI (Comitê Olímpico Internacional) estabelece uma quantidade tolerável. Acima desses valores, o atleta sofre punições que podem chegar à perda de uma medalha ou posição.

Narcótico-analgésicos: substâncias que dopam e relaxam o atleta. Geralmente, são utilizadas para amortizar a dor, como a morfina e a heroína.

Agentes anabolizantes: Há dois tipos de anabolizantes -os esteroides e os beta-2 agonistas. São exemplos de esteroides a testosterona e seus derivados, a bolasterona, a androstenediona, a noratandrolona, entre outros agentes. Os beta-2 agonistas têm como exemplo o fenoterol, o formoterol, o salbutamol e a terbutalina.

Diuréticos - Essas substâncias são especialmente proibidas quando administradas por injeção na veia.

Hormônios: o uso de hormônios, como o IDH (conhecido como hormônio do crescimento) e outros que alteram o desenvolvimento físico, é totalmente proibido aos competidores olímpicos.

Perguntas interessantes