Filosofia, perguntado por neymarzete895, 6 meses atrás

Todas estão corretas, exceto:
Sócrates quer o universal, privilegiando questões morais. Inventa palavras novas ou atribui novos sentidos, como no caso de logos. Não procura exemplos do que sejam as coisas, mas o conceito.

O conhecimento resultaria, assim de uma busca contínua, através do diálogo, partindo de exemplos e casos particulares até chegar ao universal, o conceito

Avalie as sentenças sobre as duas fases do método aplicado por Sócrates para alcançar a definição do conceito.Todas estão corretas, exceto:

-

-

-

-



-

A segunda etapa do método era a maiêutica, ou o parto das ideias. Sócrates usava o diálogo para dar à luz novas ideias. Depois de destruir a opinião pela ironia, dava início à procura da definição do conceito.

O método socrático possui duas etapas, a ironia e a maiêutica.

Os poderosos se sentiram fascinados pelos métodos de indagação de Sócrates e ele foi nomeado governador da cidade.

A busca de Sócrates pelo saber tem base no suposto da ignorância: ?só sei que nada sei?.

A ironia é a etapa em que, com hábeis perguntas, o filósofo desmonta as certezas até que o interlocutor reconheça a própria ignorância ou desista da discussão.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

Sobre Sócrates, todas estão corretas, exceto:

Os poderosos se sentiram fascinados pelos métodos de indagação de Sócrates e ele foi nomeado governador da cidade.

Sócrates valorizou os valores universais, dedicando-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, sem recompensa alguma, apesar da sua pobreza.

Foi sempre modelo irrepreensível como bom cidadão e em geral, manteve-se afastado da vida pública e da política, cujo comportamento em muito excedia seu juízo crítico e reto.

Viveu de forma justa e foi exemplo de bom cidadão. Questionando a si mesmo, buscou no diálogo, a ferramenta para conduzir os homens na busca pelo verdadeiro conhecimento.

Bons estudos!

Perguntas interessantes