Todas as variedades linguísticas são estruturadas e correspondem a sistemas e subsistemas adequados às necessidades de seus usuários. Mas o fato de estar a língua fortemente ligada à estrutura social e aos sistemas de valores da sociedade conduz a uma avaliação distinta das características das suas diversas modalidades regionais, sociais e estilísticas. A língua padrão, por exemplo, embora seja uma entre as muitas variedades de um idioma, é sempre a mais prestigiosa, porque atua como modelo, como norma, como ideal linguístico de uma comunidade. Do valor normativo decorre a sua função coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação. Celso Cunha. Nova gramática do português contemporâneo. Adaptado.A partir da leitura do texto, podemos inferir que uma língua é:a) conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcança maior valor social e passa a ser considerada exemplar.b) sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob pena de empobrecimento do léxico.c) a modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado das adaptações linguísticas produzidas pelos falantes.d) A língua padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, pois toda modificação é prejudicial a um sistema linguístico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
573
É correta a alternativa A.
Todas as línguas apresentam uma série de variedades, o que inclui diferentes regras de pronúncia, diferentes registros para a mesma palavra e usos diferentes das regras gramaticais.
Por ser um fenômeno social, o uso da língua se mistura com outros elementos da organização da sociedade, de modo que, por uma série de razões, uma variação adquire maior valor social e passa a servir de "regra" para as demais.
Respondido por
180
Resposta:
gente para quer sabe é a letra A
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás