Todas as transformações em curso, durante a baixa idade média, contribuíram para uma dinamização cultural. explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
ESTRUTURA ECONÔMICA: a economia era basicamente agropastoril, de caráter auto-suficiente e com trocas naturais. O comércio, embora existisse, não foi a atividade predominante.
As terras dos feudos eram divididas em três partes:
- Terras coletivas ou campos abertos: de uso comum, onde se recolhiam madeira, frutos e efetuava-se a caça. Neste caso, temos uma posse coletiva da terra.
- Reserva senhorial - de uso exclusivo do senhor feudal - é era a propriedade privada do senhor.
- Manso servil ou tenência: terras utilizadas pelos servos. Serviam para manter o sustento destes e para cumprimento das obrigações feudais.
O caráter auto-suficiente da economia feudal dava-se em virtude da baixa produtividade agrícola.
O comércio, embora não fosse a atividade predominante, existia sob duas formas: o comércio local -onde realizava-se as trocas naturais; e o comércio a longa distância -responsável pelo abastecimento de determinados produtos, tais como o sal, pimenta, cravo, etc... O comércio a longa distância funcionava com trocas monetárias e, à partir do século XII terá um papel fundamental na economia européia.
Se você quiser mais resumido:
TRANSFORMAÇÕES:
A partir do século XI a Europa passou por uma série de transformações que acabaram por levar à crise do sistema feudal:
– Novas técnicas agrícolas aumentaram a produtividade das terras. Exemplos: o uso do cavalo como animal de tração, a produção e o consumo de leguminosas (que melhorou a qualidade de vida), a rotação trienal do plantio, nova tecnologia para drenagem de pântanos e lagos, e outros;
– Crescimento demográfico e produção de um excedente agrícola que poderia ser comercializado;
– Desenvolvimento de um pequeno comércio entre os feudos, o que fez com que se sentisse a necessidade do uso de moedas e da padronização de pesos e medidas;
– Aumento das disputas por terras entre os nobres, motivados tanto pelo crescimento demográfico, quanto pelas novas possibilidades agrícolas.
Espero ter ajudado :)