Todas as regras de combate do Karate
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Classificação dos rounds:
ROUNDS - 2 rounds de 3 minutos de luta para 1 de descanso
Material para a luta:
O Lutador poderá usar Karate Gi (uniforme) apropriado para a prática do karate.
Não é permitido o uso de sapatilhas, camisa, camiseta, etc. Se necessário o lutador poderá usar tornozeleira ou faixas nos pés ou protetor de canelas.
Objetos e ornamentos feitos de metal também são proibidos.
O lutador deverá portar protetor bucal, protetor de mão (Luva, Azul e Vermelho), genital e protetor peito de pé (Azul e Vermelho, que serão vistoriados pela organização do evento. (OBRIGATÓRIO)
O uso de vaselina ou qualquer outro tipo de óleo em excesso, que venha causar desvantagem ao oponente é proibido.
As luvas serão cedidas pela Comissão Organizadora do evento minutos antes do combate . Não poderão usar outras luvas a não ser aquela escolhida pela Comissão Organizadora.
Lutadores menores de 18 anos estarão nas seguintes classes e idades :
Os atletas menores de idade deverão usar obrigatoriamente o capacete em suas lutas.
Em alguns eventos o lutador mesmo sendo maior de idade , e o de menor de idade deverá usar protetor de cabeça e protetor de pé.
O uso da coquilha ( protetor genital ) e protetor bucal é obrigatório em todas as idades e classes .
Classe feminina:
Em alguns eventos a critério de varias organizações a lutadora mesmo sendo maior de idade , deverá usar protetor de cabeça , de tórax , de pés e canelas , etc.
[/b]Tempo de luta, composição do grupo de árbitros e outros dispositivos:[/b]
Cada luta terá duração de 2 rounds de três minutos cada por 1 descanso, dependendo da classe.
Lutador menor de idade deve ter autorização, por escrito, dos seus pais ou responsável legal, será permitido somente atletas de 15 anos acima.
Os lutadores devem estar na mesma divisão de peso.
Cada lutador poderá ter no máximo três segundos (ajudantes) em seu córner, os quais deverão apenas dar instruções ao seu lutador, será proibido brigas e discussões das equipes.
Os segundos devem ficar posicionados de maneira que não atrapalhem a visão dos espectadores e jurados, sem andar ou subir em volta do ringue.
A luta terá um árbitro central e três juízes laterais (jurados), formados pela Confederação Brasileira de Karate ou outra Organização.
A luta contará com um responsável pelo cronômetro e gongo, assim como pessoal de staff que ajudarão na coordenação do evento e das lutas.
Como a luta poderá ser decidida
A luta poderá ser decidida das seguintes formas:
KNOCK OUT (KO): quando um dos lutadores, devido a um golpe, cai e não tem mais condição de continuar o combate.
KNOCK OUT TÉCNICO (TKO): Quando o árbitro verifica que um dos lutadores não tem mais condições de continuar a luta devida a não esta se defendendo, por exemplo, mesmo não tendo sido nocauteado.
No caso do Knock out técnico, o árbitro poderá também pedir a opinião do médico do evento para tomar a decisão.
DESISTÊNCIA: Quando o lutador - ou seu córner (através do lançamento da toalha) - pede para a luta ser interrompida.
Decisão do médico.
Decisão por pontos.
Desclassificação.
Empate, Quando não for disputa de TITULO.
Formas de Pontuação
A pontuação funciona no
sistema de 10 pontos por round.
O lutador que ganhou o round levará 10 pontos; o outro 9 pontos.
Se tiver ocorrido um Knock down, o ganhador do round leva 10 pontos e o outro 8 pontos.
No caso de empate no round, cada lutador leva 10 pontos.
Ao final da luta, os juizes laterais deverão passar os cartões com a somatória dos pontos para o juiz central, o qual comunicará ao locutor oficial do evento o resultado.
No caso de empate, haverá um round extra e o vencedor será aquele que melhor se sair neste round. Isto em disputa de títulos, em eventos sem disputa de títulos poderá apenas haver um empate.
Saídas: O primeiro ponto negativo será atribuído à 3ª saída. A partir da 4ª saída, será atribuído um ponto negativo por cada saída.
Como os juizes pontuam
Os juizes observarão e considerarão o seguinte para efeitos de pontuação:
Socos, chutes, esquivas, defesa, combatividade, a qualidade técnica dos golpes, a força, a acuidade (se os golpes estão acertando o adversário) e qual o efeito que eles causam no oponente.
O que é considerado como falta
Quando o lutador age, gesticula ou fala de forma desrespeitosa para com o adversário, seu córner, árbitros, organização do evento ou público.
ROUNDS - 2 rounds de 3 minutos de luta para 1 de descanso
Material para a luta:
O Lutador poderá usar Karate Gi (uniforme) apropriado para a prática do karate.
Não é permitido o uso de sapatilhas, camisa, camiseta, etc. Se necessário o lutador poderá usar tornozeleira ou faixas nos pés ou protetor de canelas.
Objetos e ornamentos feitos de metal também são proibidos.
O lutador deverá portar protetor bucal, protetor de mão (Luva, Azul e Vermelho), genital e protetor peito de pé (Azul e Vermelho, que serão vistoriados pela organização do evento. (OBRIGATÓRIO)
O uso de vaselina ou qualquer outro tipo de óleo em excesso, que venha causar desvantagem ao oponente é proibido.
As luvas serão cedidas pela Comissão Organizadora do evento minutos antes do combate . Não poderão usar outras luvas a não ser aquela escolhida pela Comissão Organizadora.
Lutadores menores de 18 anos estarão nas seguintes classes e idades :
Os atletas menores de idade deverão usar obrigatoriamente o capacete em suas lutas.
Em alguns eventos o lutador mesmo sendo maior de idade , e o de menor de idade deverá usar protetor de cabeça e protetor de pé.
O uso da coquilha ( protetor genital ) e protetor bucal é obrigatório em todas as idades e classes .
Classe feminina:
Em alguns eventos a critério de varias organizações a lutadora mesmo sendo maior de idade , deverá usar protetor de cabeça , de tórax , de pés e canelas , etc.
[/b]Tempo de luta, composição do grupo de árbitros e outros dispositivos:[/b]
Cada luta terá duração de 2 rounds de três minutos cada por 1 descanso, dependendo da classe.
Lutador menor de idade deve ter autorização, por escrito, dos seus pais ou responsável legal, será permitido somente atletas de 15 anos acima.
Os lutadores devem estar na mesma divisão de peso.
Cada lutador poderá ter no máximo três segundos (ajudantes) em seu córner, os quais deverão apenas dar instruções ao seu lutador, será proibido brigas e discussões das equipes.
Os segundos devem ficar posicionados de maneira que não atrapalhem a visão dos espectadores e jurados, sem andar ou subir em volta do ringue.
A luta terá um árbitro central e três juízes laterais (jurados), formados pela Confederação Brasileira de Karate ou outra Organização.
A luta contará com um responsável pelo cronômetro e gongo, assim como pessoal de staff que ajudarão na coordenação do evento e das lutas.
Como a luta poderá ser decidida
A luta poderá ser decidida das seguintes formas:
KNOCK OUT (KO): quando um dos lutadores, devido a um golpe, cai e não tem mais condição de continuar o combate.
KNOCK OUT TÉCNICO (TKO): Quando o árbitro verifica que um dos lutadores não tem mais condições de continuar a luta devida a não esta se defendendo, por exemplo, mesmo não tendo sido nocauteado.
No caso do Knock out técnico, o árbitro poderá também pedir a opinião do médico do evento para tomar a decisão.
DESISTÊNCIA: Quando o lutador - ou seu córner (através do lançamento da toalha) - pede para a luta ser interrompida.
Decisão do médico.
Decisão por pontos.
Desclassificação.
Empate, Quando não for disputa de TITULO.
Formas de Pontuação
A pontuação funciona no
sistema de 10 pontos por round.
O lutador que ganhou o round levará 10 pontos; o outro 9 pontos.
Se tiver ocorrido um Knock down, o ganhador do round leva 10 pontos e o outro 8 pontos.
No caso de empate no round, cada lutador leva 10 pontos.
Ao final da luta, os juizes laterais deverão passar os cartões com a somatória dos pontos para o juiz central, o qual comunicará ao locutor oficial do evento o resultado.
No caso de empate, haverá um round extra e o vencedor será aquele que melhor se sair neste round. Isto em disputa de títulos, em eventos sem disputa de títulos poderá apenas haver um empate.
Saídas: O primeiro ponto negativo será atribuído à 3ª saída. A partir da 4ª saída, será atribuído um ponto negativo por cada saída.
Como os juizes pontuam
Os juizes observarão e considerarão o seguinte para efeitos de pontuação:
Socos, chutes, esquivas, defesa, combatividade, a qualidade técnica dos golpes, a força, a acuidade (se os golpes estão acertando o adversário) e qual o efeito que eles causam no oponente.
O que é considerado como falta
Quando o lutador age, gesticula ou fala de forma desrespeitosa para com o adversário, seu córner, árbitros, organização do evento ou público.
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