Todas as nossas sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, a ação das drogas psicoativas, as causas das doenças mentais, e qualquer outra função ou disfunção do cérebro humano não poderiam ser compreendidas sem o conhecimento do fascinante processo de comunicação entre as células nervosas (neurônios). Os neurônios precisam continuamente coletar informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo, avaliar essas informações e coordenar atividades apropriadas à situação e às necessidades atuais da pessoa. Como os neurônios processam essas informações? Isso ocorre essencialmente graças aos impulsos nervosos. Um impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um estímulo dado ao longo da membrana do neurônio, a partir de seu ponto de aplicação. Os impulsos nervosos podem passar de uma célula a outra, criando assim uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurônios. [...] Cada neurônio pode produzir somente um tipo de transmissor. Algum mecanismo deve existir através do qual o potencial de ação causa a liberação do transmissor armazenado nas vesículas sinápticas para a fenda sináptica. FONTE:http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores/neurotransmitters2_p.html As sinapases são junções entre um terminal axonal de um neurônio ou outra célula. Elas podem ser de dois tipos: químicas e elétricas.
Analise as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) As sinapses são junções especializadas onde um terminal axonal faz contato com outro neurônio ou outro tipo celular.
( ) A sinapse química é a que ocorre na maioria das regiões do organismo. As membranas pré e pós-sinápticas são separadas por um espaço com cerca de vinte a cinquenta nanômetros, (nm) chamado fenda sináptica.
( ) As sinapses elétricas permitem a transferência direta das correntes iônicas de uma célula para outra.
( ) Os neurotransmissores, também chamados de mediadores químicos ou neuro-hormônios, estão armazenados sob a forma de vesículas sinápticas, no terminal axonal.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Escolha uma:
a. V-V-V-V
b. F-V-F-V
c. F-F-V-V
d. V-V-F-F
e. V-F-V-F
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Todas as opções são verdadeiras.
RENATA2222:
letra A V-V-V-V
Respondido por
0
A comunicação de neurônios com outros neurônios ou outros tipos celulares ocorre pelas sinapses química e elétrica. Na sinapse química, a comunicação ocorre pela liberação de neurotransmissores na fenda sináptica, enquanto a elétrica pela troca direta de íons entre as células (alternativa a).
Sinapse química
A comunicação química entre neurônios ocorre pela liberação de moléculas sinalizadoras, chamadas de neurotransmissores, na fenda sináptica.
As etapas da sinapse química são:
- Geração e propagação do potencial de ação do corpo celular até os terminais sinápticos do neurônio.
- A despolarização da membrana plasmática do terminal sináptico promove a abertura de canais para cálcio dependentes de voltagem;
- O influxo de cálcio promove o deslocamento das vesículas sinápticas, que armazenam os neurotransmissores, para o terminal sináptico.
- Fusão das vesículas sinápticas com a membrana pré-sináptica no processo de exocitose de vesículas e liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica.
- Ligação dos neurotransmissores com receptores presentes na membrana pós-sináptica.
Leia sobre as sinapses elétricas: https://brainly.com.br/tarefa/53358406
#SPJ2
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás