todas as estralas do circulo circumpular, em algum momento fica abaixo da linha do horizonte?
na verdade isso é ciências
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma estrela circumpolar é uma estrela que, vista de determinada latitude da Terra, nunca se põe, isto é, nunca desaparece abaixo do horizonte devido à sua proximidade a um dos polos celestes. ... Todas as estrelas circumpolares se situam dentro de um círculo circumpolar.
Explicação:
Como a Terra gira diariamente ao redor de seu eixo, as estrelas parecem circundar um dos polos celestes (o polo norte celeste para observadores no hemisfério norte ou o polo sul celeste para observadores no hemisfério sul). As estrelas mais distantes de um polo celestial parecem perfazer grandes círculos, já as estrelas localizadas próximo ao polo celestial parecem rodar em círculos pequenos e, portanto, aparentam não ter movimento diurno. Dependendo da latitude do observador na Terra, algumas estrelas - as circumpolares - se situam perto o suficiente do polo celeste para permanecer continuamente acima do horizonte, enquanto outras estrelas se ocultam no horizonte no seu trajeto diário, e por fim, há outras que permanecem permanentemente abaixo do horizonte.
As estrelas circumpolares parecem se situar dentro de um círculo centrado no polo celestial e tangencial ao horizonte. No Polo Norte da Terra, o polo norte celeste se encontra diretamente acima, e todas as estrelas que são visíveis são todas as estrelas do hemisfério norte celeste e todas são circumpolares. Na medida em que um observador se desloca para o sul, o polo norte celeste se move em direção ao horizonte norte e as estrelas que estão dentro deste polo começam a desaparecer abaixo do horizonte em parte de seu trajeto diário, e o círculo contendo as estrelas que continuam circumpolares se torna cada vez menor. No Equador da Terra, este círculo desaparece para um único ponto - o polo celeste em si - que está no horizonte e, portanto, não há nenhuma estrela circumpolar.
À medida que um observador viaja rumo ao sul do Equador esta situação começa a se inverter. O polo sul celeste parece cada vez mais alto no céu, e todas as estrelas de um círculo cada vez maior centrado no polo são circumpolares. A ampliação do círculo continua até que se alcança o Polo Sul da Terra, onde, mais uma vez, todas as estrelas visíveis são circumpolares.
O polo norte celestial está localizado muito perto da estrela polar (Polaris ou Estrela do Norte), de modo que a partir do hemisfério norte circumpolar todas as estrelas parecem girar em torno de Polaris. Polaris permanece quase imóvel, sempre no norte (ou seja, o azimute é de 0 °), e sempre na mesma altitude (ângulo do horizonte), igual à latitude do ponto de observação da Terra.