Todas as espécies de escorpião são venenosas. Para os insetos que servem de alimento potencial de escorpiões, todos os escorpiões são mortalmente venenosos. Entre as cerca de 1050 espécies conhecidas, apenas um pequeno número é perigoso para os seres humanos. A maioria produz uma reação semelhante à da ferroada da abelha, muito dolorosa, embora geralmente não ofereça perigo de morte. Os escorpiões brasileiros de maior importância médica pertencem às espécies Tityus bahiensis – escorpião marrom e Tityus serrulatus – escorpião amarelo. Segundo relatos clínicos, diversos fatores modulam a toxicidade do veneno do escorpião para humanos. Dentre eles, os principais são:
I - Toxicidade do veneno.
II - Quantidade de veneno produzido pelo escorpião.
III - Tamanho da picada do escorpião.
IV – Local de permanência do escorpião.
Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
fofynhasabrina69:
Justif.: A espécie Tityus serrulatus, o escorpião amarelo, é considerado o mais venenoso da América do Sul, devido a alta toxicidade do seu veneno.
Respondido por
3
Resposta:
I. TOXICIDADE DO VENENO.
Explicação:
No Brasil, três espécies de escorpião do gênero Tityus têm sido responsabilizada por acidentes humanos: Tytius serrulatus, Tityus bahiensis e Tityus stigmurus. O Tityus serrulatus é encontrado na região Sudeste, Paraná, sul de Goiás, e Bahia; o bahiensis ocorre nas regiões Sul e Sudeste, sul de Minas Gerais; e o Tityus stigmurus predomina no Nordeste. A espécie Tityus serrulatus, o escorpião amarelo, é considerado o mais venenoso da América do Sul, devido a alta toxicidade do seu veneno.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás