Todas as empresas têm um objetivo ou um propósito de vida, para alcançarem uma meta ou um resultado. Essas atividades estão diretamente relacionadas com a eficiência e a eficácia organizacional. Assim, do ponto de vista da administração, não basta ser somente eficiente. É fundamental ser eficaz. Quando um time de futebol vai participar de um campeonato, ele deve definir, assim como uma empresa, os seus objetivos (planejamento estrategico).Alguns times querem ser campeões, enquanto outros querem, simplesmente,permanecer.Por exemplo :um dos maiores times de futebol, o Real Madrid,todos os anos, contrata muitos jogadores, pagando milhões de euros.Seu principal adversário, o Barcelona, utiliza,na maior parte da temporada, jogadores das categorias base.Assim,pode-se considerar que, apesar do Real Madrid ganhar o campeonato espanhol, ele não consegue ser eficiente. Nesse sentido relacionando a gestão de um clube de futebol, que se assemelha a uma empresa, explique como o Real Madrid consegue ser eficaz, mas não eficiente, em sua gestão.
Soluções para a tarefa
O Real Madrid consegue ser eficaz quando conquista os títulos mais importantes, como a Liga dos Campeões da Europa. Na realidade, os jogadores estrangeiros são essenciais para o alto poder de competitividade do clube espanhol.
Nesse cenário, podemos compreender que a eficácia está relacionada ao alcance dos objetivos definidos pelo treinador e diretoria do clube.
Nessa realidade, os recursos humanos - os próprios jogadores - são motivados para atingir bons resultados durante o médio prazo.
Por outro lado, o clube não consegue ser eficiente na formação de muitos atletas nativos (espanhóis) para o elenco profissional. Como consequência disto, a diretoria do Real Madrid acaba tendo gastos elevadíssimos com jogadores profissionais de outros países.
Mantenha-se firme na luta!