Todas as civilizações que moravam Iraque Síria e Kuwait
Soluções para a tarefa
A história do Iraque, inicia-se no berço das civilizações mais antigas, onde foi encontrado o primeiro traço da escrita, situada na antiga Mesopotâmia.
O Iraque tem uma área de aproximadamente 450.000 quilômetros quadrados, o que equivale aos estados de São Paulo e Paraná juntos. Faz fronteira ao norte com a Turquia, ao noroeste com a Síria, ao oeste com a Jordânia, ao sul com o Kuwait, ao leste com o Irã, e com a Arábia Saudita no sul e oeste. Seu território é banhado pelos rios Tigre e Eufrates, e a capital é Bagdá.No ano de 634, o Iraque, que na época ainda era a Mesopotâmia, foi invadido pelos árabes, que deixaram a língua e a religião islâmica como herança. Nos dias atuais, a maior parte dos muçulmanos são xiitas.
Nos séculos XVI e XVII, o Iraque foi invadido pelos turcos-otomanos, que causaram vários conflitos e destruíram o país. A guerra só foi acabar em 1918, quando o domínio das terras passou para os britânicos. Somente em 1932, o país tornou-se independente, e a monarquia foi instalada.
Em 14 de julho de 1958, o Iraque se tornou uma república, após um golpe de estado, liderado pelo Abdul Karim Kassem, que comandou o assassinato do rei Faisal II e de sua família.
Em 15 de Julho de 1979, o general, Ahmed Hasan Al-Bakr que ficou à frente da república desde 1968, deixou seu cargo por motivos de saúde; O cargo então, foi assumido pelo seu braço direito, Saddam Hussein, que mais tarde transformaria o país em uma ditadura.
Primeira Guerra do Golfo: em 1980, o Iraque, com o apoio do EUA, Reino Unido, França e URSS, invadiu o Irã em busca de novas jazidas de petróleo, iniciando assim uma guerra que duraria oito anos. Cerca de 700 mil iraquianos e iranienses morrem em conflitos de uma guerra onde não houve vencedor.
Segunda Guerra do Golfo: em 199o, o Iraque invadiu o Kuwait, devido divergências por marcações de fronteiras e preço do petróleo. Os Estados Unidos juntaram forças com mais 29 países além do apoio da ONU, para tirar os iraquianos das terras do Kuwait. Em 1991, os Estados Unidos deram inicio a Operação Tempestade no Deserto, quando, em 40 dias, destruíram boa parte do exército iraquiano, e assim terminaram com a invasão.
Com o fim da guerra, ao norte e ao sul do país, os iraquianos se revoltaram com o regime autocrático de Saddam Hussein. As duas repartições foram tratadas violentamente pelo governo e assim obrigadas a fugir para países vizinhos, como Turquia e Irã.
Em 2003, os Estados Unidos invadiram o Iraque alegando que Saddam Hussein estava construindo um estoque de armas de destruição de massa. Mesmo não provando a existência das armas, o governo norte-americano, conseguiu capturar, julgar e condenar Saddam ao enforcamento. E no dia 30 de dezembro de 2006 a sentença foi consumada e Saddam foi enforcado publicamente
Há vários indícios de que os Estados Unidos tinham outras intenções ao invadirem o Iraque, que depois da ocupação devido a acordos políticos garantiram posses em várias reservas de petróleo.
Desde então o Iraque tornou-se uma país ainda mais sofrido devido a constante ameaça terrorista e a falta de autonomia politica.
Espero te-lo ajudado !
Civilizações de Síria Iraque Kuwait