Todas as células de um organismo eucarionte, exceção às células gaméticas, carregam, em seu núcleo, o mesmo conteúdo genético. O que as torna distintas, ou seja, o que controla suas diferenças estruturais e funcionais são os complexos proteicos formados por meio das diferentes expressões de um mesmo gene durante o processo de diferenciação celular. O controle da expressão gênica ocorre durante o mecanismo celular conhecido como
A)
citocinese.
B)
meiose.
C)
replicação do DNA.
D)
síntese proteica.
E)
mitose.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Regulação gênica é como a célula controla quais genes, entre os inúmeros genes presentes em seu genoma, são "ativados" (expressos). Graças à regulação gênica, cada tipo de célula em seu corpo possui um conjunto diferente de genes ativados - apesar do fato de que quase todas as células do nosso corpo possuem exatamente o mesmo DNA. Esses diferentes padrões de expressão gênica permitem que seus vários tipos celulares possuam conjuntos diferentes de proteínas, tornando cada célula exclusivamente especializada em fazer seu trabalho.
Por exemplo, uma das funções do fígado é remover substâncias tóxicas como o álcool da corrente sanguínea. Para isso, as células hepáticas expressam genes que codificam subunidades (Pedaços) de uma enzima chamada álcool desidrogenase. Essa enzima decompõe o álcool em uma molécula não tóxica. Os neurônios do cérebro de uma pessoa não removem toxinas do corpo, então eles mantém esses genes silenciados ou "desligados". Da mesma forma, as células hepáticas não enviam sinais utilizando neurotransmissores, então elas mantém os genes que codificam neurotransmissores silenciados.
Espero ter ajudado, por favor marca como melhor resposta?!
Resposta:
D) Síntese Proteica.
Explicação: