Toda organização empresarial, independentemente do tipo de serviço ou produto ofertado, pode ter suas atividades agrupadas em processos. De acordo com Toledo et al. (2014), o objetivo central do gerenciamento por processos deve ser pautado em eficácia (capacidade de satisfazer ao cliente), eficiência (ser eficaz com o mínimo de recursos possíveis) e adaptabilidade (capacidade de alteração do processo para satisfação de novos requisitos). Assim, para que o gerenciamento por processos seja adequado, tem-se a modelagem dos processos. Tal modelagem pode ser dividida em quatro fases: identificação, mapeamento, análise e redesenho dos processos. Explique a importância de cada fase da modelagem dos processos.
Soluções para a tarefa
A Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) consiste em uma estratégia disciplinar ou um ciclo contínuo para a projeção, modelagem, simulação, execução, monitoramento e melhoria dos processos de negócios da empresa, visando o alcance de resultados consistentes.
É de fundamental importância a definição de quais atividades possibilitam o alcance das metas e os objetivos pretendidos pela organização.
Bons estudos!
Resposta:
A fase de identificação é que são identificados os problemas e soluções, é importante para sabermos qual a direção tomar e vermos as oportunidades de melhorias.
A fase em que identificamos onde estamos e os problemas atuais e como definiremos como será feito a resolução dos mesmos é o mapeamento. Aqui é que se definirá a sequência lógica das atividades que compõem o processo e isto é de suma importância para sabermos o real problema, tamanho e qual ação deveremos tomar para resolver.
A fase de análise é onde revisaremos os componentes dos processos, afim de adquirir esclarecimentos de todas as atividades do processo.
A fase onde iremos retirar as falhas existentes no processo, ou seja, é um aperfeiçoamento do mesmo, é importante para uma reestruturação de fluxos de trabalhos e melhorias no processo é a fase de redesenho dos processos.