Toda organização empresarial, independentemente do tipo de serviço ou produto ofertado, pode ter suas atividades agrupadas em processos. De acordo com Toledo et al. (2014), o objetivo central do gerenciamento por processos deve ser pautado em eficácia (capacidade de satisfazer ao cliente), eficiência (ser eficaz com o mínimo de recursos possíveis) e adaptabilidade (capacidade de alteração do processo para satisfação de novos requisitos).
Assim, para que o gerenciamento por processos seja adequado, tem-se a modelagem dos processos. Tal modelagem pode ser dividida em quatro fases: identificação, mapeamento, análise e redesenho dos processos. Explique a importância de cada fase da modelagem dos processos.
Soluções para a tarefa
A Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) é uma abordagem disciplinar ou um ciclo contínuo para projetar, modelar, simular, executar, monitorar e melhorar os processos de negócio da organização, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos.
Deve-se definir quais atividades permitem alcançar as metas e os objetivos da corporação. Também é preciso identificar quais são os pontos, dentro dos processos, que estão gerando falhas e gargalos que prejudicam o crescimento da empresa.
Espero ter ajudado.
Fase I – preparação para a análise dos processos.
Consistem em identificar a necessidade de melhoria; obter o patrocínio da alta administração que dará apoio e poderes de decisão; formar a equipe que conduzirá o processo; escolher as ferramentas com as quais trabalhará, nivelar todos acerca dos trabalhos desse projeto e implementar o programa gerencial de mudanças.
MAPEAMENTO: "O mapeamento ou modelagem de processos consiste em mapear o estágio atual da organização, identificar o problema, modelar como deverá ser e apresentar o mapa de como o problema ou o novo processo serão resolvidos."
A modelagem de um processo é o primeiro resultado que encontramos quando iniciamos o mapeamento de processos de uma empresa.
REDESENHO DE PROCESSOS: Tira toda a falha existente no processo. É o aperfeiçoamento do processo, entendido como melhorias a serem realizadas por meio da revisão, reestruturação de fluxos de trabalho ou racionalização.
Resposta:
A modelagem e a análise de processos fazem parte das áreas de conhecimento da Gestão de Processos. Para que se possa ter sucesso na modelagem e na análise dos processos, é necessário o uso de metodologias e de técnicas,
A identificação dos produtos e serviços e seus respectivos processos. Os pontos de início e de fim dos processos são identificados nessa etapa
O mapa de processos “é uma técnica para se registrar um processo de maneira compacta, através de alguns símbolos padronizados como operações, transportes, esperas e estoques
O papel da análise de processos é avaliar os gargalos, os gaps, as interações internas e externas, os pontos vulneráveis do processo, os resultados-alvo e variações apresentadas pelos indicadores.
Explicação: