Toda micotoxina é prejudicial à saúde? Dê um exemplo do tipo e do alimento envolvido, justificando sua resposta.
Soluções para a tarefa
Micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por
fungos. A toxicidade vem dos metabólitos secundários, aparentemente sem
qualquer função não metabolismo dos fungos, e produzidos na decomposição de
alimentos, e que são capazes de atingir outras espécies.
Sua ação é quase sempre citotóxica, ou seja, resulta na ruptura de membranas celulares e outras estruturas, ou interferindo em processos vitais como síntese proteica e de RNA ou de DNA. As micotoxinas tóxicas aos seres humanos tem os efeitos piores de forma crônica, principalmente a indução ao câncer, lesão renal e depressão do sistema imune.
Nem toda micotoxina é prejudicial à saúde humana, nesse sentido, eles podem ser dividas em zootóxicas (prejudiciais a animais), fitotóxicas (tóxicas a plantas) e antibióticos (tóxicos para bactérias).
Um exemplo de micotoxina prejudicial à saúde do homem é a ocratoxina A, encontradas em cevada, trigo e outros produtos. São produzidos pelas espécies Aspergillus octraceus e Penicillium verrucosum e são nefratóxicas, com consequências associadas a nefropatias endêmicas e tumores do trato urinário.
Um exemplo de micotoxina boa para a saúde humana é a penicilina. A penicilina é produzida pelo Penicillium chrysogenum (ou P. notatum) pela capacidade de combate a doenças relacionadas a infecções bacterianas.