Toda língua encontra-se em constante alteração, evolução e atualização, o que evidencia que não são sistemas estáticos nem fechados. Esse processo decorre do uso real que os falantes fazem de sua língua, interferindo, inclusive, na estruturação das regras gramaticais de tal língua. Além de a sociedade ser formada por diferentes grupos sociais, com diferentes hábitos linguísticos e diferentes graus de escolarização, ainda há outros fatores que impulsionam as variações na língua. Sendo assim, analise os textos 1 e 2, classificando-os segundo os fatores que causam ou retratam a variação linguística expressa neles. Texto 1 a macaxeira, muito consumida no norte e no nordeste, é chamada de aipim ou mandioca no sudeste. A fruta "mexerica", em algumas regiões, é conhecida como "bergamota", em outras, como "tangerina". Texto 2 as mulheres, normalmente, usam palavras no diminutivo, exageram nos adjetivos, são mais polidas ao falar e se valem muito da linguagem simbólica. Quanto ao homens, estes tendem a usar mais gírias e palavras de baixo calão e, normalmente, são mais objetivos, construindo textos mais informativos
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Fatores regionais e fatores naturais, respectivamente.
Isso porque os fatores regionais são aqueles associados à regiões por exemplo, do Brasil específicas, relacionando dessa forma os denominados regionalismos com a fala dos indivíduos inerentes a tais locais.
Já os fatores naturais compreendem questões relacionadas com a cultura, ou ainda, com a tradição de cada região. Não apresentando por isso relação direta entre esse tipo de variante linguística com fatores relacionados ao regionalismo, por exemplo.
Perguntas interessantes