Toda empresa sabe que uma transformação de gestão é algo que não é fácil. Alterações significativas, como a implantação de modelos mais participativos, flexibilização de estruturas, criação de maior agilidade e conexão com o cliente são exemplos de mudanças que levam tempo e, muitas vezes, geram uma grande “dor” para acontecerem. (...) É por isso que alguns gestores acabam abdicando dos seus papéis de líderes e buscam saídas que parecem mais “fáceis”. Posso comprar uma nova tecnologia? Uma consultoria pode melhorar meus processos sem alterar a essência de como trabalhamos até hoje?
Após a leitura do texto acima faça uma reflexão e responda as questões abaixo:
a)- Diante a esta realidade vivida pelas empresas, qual o papel do líder na condução das mudanças? Utilize o conteúdo da disciplina para fundamentar a sua resposta. (Focar nas teorias que falam sobre o processo de liderança e suas influencias)
b)- Cite e explique como algumas abordagens ou modelos de gestão apresentados na disciplina poderão ajudar as empresas a obterem sucesso no processo de mudança de uma empresa. (quais modelos/ferramentas de gestão auxiliam o processo de mudança?)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Um líder que sabe como motivar seus funcionários demonstra técnicas e competências em explorar o comportamento humano a favor da equipe ampliando a produtividade e lucro de sua empresa.
Líder é uma pessoas que é capaz de monitorar e liderar um determinado grupo de pessoas assim podendo alcançar os propósitos da empresa. É de grande importância em uma organização o papel do líder, é nessa pessoa que os liderados irão se influenciar. A liderança pode motivar ou desmotivar uma equipe através de sua comunicação e estratégias utilizadas. O líder deve possuir a competência de esclarecer os caminhos e os objetivos no âmbito organizacional de forma a trazer benefícios para sua empresa.
2. A flexibilidade é o segredo da gestão, um dos grandes desafios de modelos de gestão está em saber extrair o conhecimento gerado e acumulado ao longo dos anos por um funcionário, sendo assim exige a criação de novos modelos organizacionais, com estruturas, processos, sistemas gerenciais e posições de liderança que permitam enfrentar qualquer barreira existente nos processos de transformação da organização.
Temos como ferramenta/modelo de gestão o modelo Kotter, que se divide em 8 etapas: Criar senso de urgência, Formar alianças poderosas, Criar uma visão para mudanças, investir em comunicação, emponderar toda a base, criar metas de curto prazo, não diminuir o ritmo e tornar a mudança parte da cultura. Assim também como outras ferramentas como:
Artia, Slack, Podio, Asana, entre outas.
Explicação:
Explicação: