“toda e qualquer política desenvolvida de modo a intervir nos processos formativos (e informativos) desenvolvidos em sociedade (seja na instância coletiva, seja na instância individual) e, por meio dessa intervenção, legitima, constrói ou desqualifica (muitas vezes de modo indireto) determinado projeto político, visando a atingir determinada sociedade” (SANTOS, 2012, p. 3). Com base nesta definição e em seus estudos sobre a temática que norteia nossa discussão, qual é o impacto das políticas educacionais em sua futura prática docente?
Soluções para a tarefa
Analisando a frase de Santos, fica claro uma coisa: é impossível dissociar as políticas voltadas para o campo educacional com as ações de política pública. Pois assim como a política pública está relacionas com um projeto, a política educacional também, logo todo o investimento ou corte de verba, toda a intencionalidade ou omissão, se relaciona de maneira especial com o cotidiano de um professor.
Mas devemos ter em mente que a prática docente é realizada com base na formação do mesmo, isto é, em sua formação que ela adquire conhecimento para realizar seu futuro emprego como professor. Mas quando tal formação foi limitada, possuía outros interesses fora do ambiente escolar o/eu não abrangeu os desejos do professor enquanto estudante, entre outros fatores.
Podemos utilizar como exemplo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de 1996, que afirma o direito ao acesso à uma educação de qualidade, definindo responsabilidades tanto do Estado como dos cidadãos, mesmo assim poucos profissionais do ramo a conhecem a fundo para colocar tais ideais em prática.
Tendo tais aspectos em mente não podemos esquecer que toda política pública possui uma intencionalidade e para compreender ele realmente é preciso pensar em que a formula como também o contexto em que foi construída, pensando se aquilo era para a sociedade como um todo ou parte dela. Assim, mesmo com políticas públicas para a melhoria da prática docente, ela deve estar ligada com a publicidade, para que o público destinado tenha conhecimento da existência de tal política.