Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido e à conduta correta e à incorreta, válidos para todos os seus membros” (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2005, p.310). Sobre a moral, assinale o que for incorreto.
a) A ética nasce quando se passa a indagar o que são, de onde vêm e o que valem os costumes, pois a ética não pode ser dissociada da filosofia moral.
b) Santo Agostinho rompe com a concepção moral da religião maniqueísta ao defender que o mal não tem uma entidade, mas é a ausência do bem.
c) A ética hegeliana fundamenta-se no princípio rousseauniano da bondade natural dos homens, segundo o qual a sociedade é que a corrompe.
d) Immanuel Kant afirma que o homem é um ser ávido de prazeres insaciáveis, em nome dos quais ele rouba e mata. Para Kant, não existe bondade natural, pois a natureza do homem é egoísta, ambiciosa, agressiva e cruel.
e) Pode-se afirmar, com base nos textos de Platão e de Aristóteles, que, no Ocidente, a ética inicia-se com Sócrates.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C)A ética hegeliana fundamenta-se no princípio rousseauniano da bondade natural dos homens, segundo o qual a sociedade é que a corrompe.
Explicação:
Moral representa os valores que englobam uma sociedade e pode variar conforme o tempo, sendo a resposta incorreta a LETRA C.
Hegel, ao complementar a ética kantiana, diz que a moralidade significa a "autodeterminação" da vontade, ou seja, os agentes possuem vontades, intenções de agir.
Para Hegel, o ato é responsabilizável quando há o reconhecimento de que ele foi realizado e o seu querer por parte do agente.
Hegel não pensa a eticidade de modo puramente objetivo, mas reconhece que ela dialoga com a subjetividade humana ao assumir a responsabilidade livre por parte dos agentes e sua vontade individual.
De acordo com Hegel, a razão guia o homem, mas suas atitudes trasbordam a racionalidade e a objetividade.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/10888148