“Toda arte e toda investigação, assim como toda ação e toda escolha, têm em mira um bem qualquer; e por isso foi dito, com muito acerto, que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem. ” (ARISTÓTELES. Tópicos. Dos argumentos sofísticos. Metafísica: livro I e livro II. Ética a Nicômaco. Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 5).
Das alternativas abaixo, assinale a que descreve o pensamento de Aristóteles a respeito da ética.
A) Autonomia é o pressuposto básico para a liberdade da razão, e a ação de acordo com o dever é a suma ética.
B) A ética é um saber prático com três elementos fundamentais: o uso correto da razão, a boa conduta (eupraxia) e a felicidade (eudaimonia).
C) Um conceito de responsabilidade, a partir de uma inacabável prática de autorreflexão ou explicitação de si, ocorre um envolvimento de uma redução de significados e pressupostos, tornando a realização do sujeito um compromisso com a racionalidade.
D) Ética baseada em uma maneira de conceber as relações homem-sociedade a partir de um processo materialista sócio histórico.
E) Ética é de caráter subjetivo e de caráter contextual, considerando uma determinada cultura, seus hábitos e crenças, e o momento histórico em que elas são praticadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Considerando as teorias de Aristóteles e seus apontamentos acerca da ética e dos fatores envolvidos para a determinação da mesma, podemos afirmar que a alternativa correta é:
- B) A ética é um saber prático com três elementos fundamentais: o uso correto da razão, a boa conduta (eupraxia) e a felicidade (eudaimonia).
Isso porque, para o filósofo grego, a ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Ele acreditava que tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana.
Perguntas interessantes