Toda a atividade orientada segundo a ética pode ser subordinada a duas máximas inteiramente diversas e irredutivelmente opostas. Esta afirmação precede as análises de Max Weber, no ensaio A Política como Vocação, acerca da oposição entre, de um lado, a atitude daquele que, convencido da justeza intrínseca de seus atos, é indiferente aos efeitos que estes atos podem acarretar e, de outro lado, a atitude daquele que leva em conta as consequências previsíveis de seus atos. Segundo a terminologia empregada por Weber no ensaio mencionado, estas duas atitudes referem-se, respectivamente, àquilo a que o autor denomina a) ética de justeza e ética de consequência. b) ética de justeza e ética de responsabilidade. c) ética de convicção e ética de responsabilidade. d) ética de convicção e ética de consequência. e) ética de responsabilidade e ética de convicção.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Olá!
O ensaio de Max Weber sobre a Política como Vocação associa-se à ideia de duas concepções de ética: a ética da convicção e a ética da responsabilidade.
A ética da convicção está associada à ideia de escolhas moralmente necessárias, e a ética da responsabilidade, às consequências das escolhas tomadas pelos indivíduos.
Assim, quando a ética é praticada pela convicção, a culpa pelas consequências da ação é da sociedade. Quando é praticada pela responsabilidade, os homens estão tomando para si o encargo de lidar com as consequências.
Letra C).
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás