to precisando de um resumo, n tenho tempo pra fazer um e sou muito ruim em resumo
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A origem do conto é deveras remota, inicia-se com a tradição oral até transformar-se em uma manifestação da escrita. Na Antiguidade, Panchatantra, As Mil e Uma Noites e até mesmo a Bíblia marcam a história do conto. Na Idade Média, uma melhor elaboração do gênero era lenta, mas mesmo assim despertava muito interesse. Nessa época havia, no mínimo, cinco modelos de contos: o popular, o infantil, o galante, o conto-fábula e o conto moral. Com o passar do tempo e com uma produção mais corrente, estabelecem-se determinadas normas para esse gênero. Como resultado, o conto literário apresenta “recursos criativos”. Esses recursos têm uma finalidade: a ordem estética.
Para aprimorar a ideia de ordem estética, na primeira metade do século XIX o escritor Edgar Allan Poe estabeleceu algumas regras para se escrever o conto literário. Segundo Poe, a narrativa deve ser breve, ter coerência e uma tensão que se resolva no seu desfecho. Essa condição, preconizada por Poe, origina o que se chama de “conto de acontecimento”, que apresenta um mote, uma ação, um desenvolvimento, uma tensão, um clímax e um desfecho. O autor valoriza o término da história, ou seja, algo que surpreenda o leitor, geralmente um evento inesperado em seu fim.
Na segunda metade do século XIX, autores como Maupassant e Tchekhov começam a mudar os rumos desse gênero literário. O autor francês transita entre a reflexão sobre a sociedade e a loucura do homem, acompanhando os descobrimentos dos estudos psiquiátricos que se iniciavam nessa época. Tchekhov valoriza o desenvolvimento da narrativa, sem priorizar o desfecho. Desse modo, as personagens assumem um papel de suma importância, pois revelam seu mundo interior. Sendo assim, o escritor russo origina o “conto de reflexão”. Como se pode perceber, não é à toa que o século XIX é considerado, por muitos historiadores da literatura, o “século de ouro do conto”.
No século “dourado do conto”, no Brasil também havia escritores desenvolvendo esse tipo de narrativa. Álvares de Azevedo, com Noite na Taverna, é visto como um dos precursores do conto literário brasileiro. Outro autor relevante foi Machado de Assis, que produziu uma vasta literatura do gênero, e tanto escreveu à maneira de Poe, quanto à maneira de Tchekhov.
No mesmo período, por sinal, não só o Brasil, mas toda a América Latina produzia contos de qualidade inquestionável. São também dessa época as narrativas curtas de Jorge Luís Borges (Argentina), Júlio Cortázar (Argentina), Óscar Cerruto (Bolívia), Gabriel García Márquez (Colômbia), Antonio Skármenta (Chile), Alfredo Echenique (Peru), Senel Paz (Cuba), Mario Benedetti (Uruguai) e muitos outros que fizeram com que os “olhos do mundo” se voltassem para a Literatura da América Latina.
Independente de tendências, o fato é que, na atualidade, o conto é um dos gêneros narrativos mais escritos e, consequentemente, mais lidos no mundo todo. Para os mais leigos, que possam pensar que esse gênero é de fácil elaboração, um aviso: escrever um conto de qualidade é um exercício literário muito difícil. Essa narrativa curta só será agradável e surpreendente, para qualquer leitor, se apresentar recursos criativos que resultem numa perfeita ordem estética.
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Explicação:A origem do conto é deveras remota, inicia-se com a tradição oral até transformar-se em uma manifestação da escrita. Na Antiguidade, Panchatantra, As Mil e Uma Noites e até mesmo a Bíblia marcam a história do conto. Na Idade Média, uma melhor elaboração do gênero era lenta, mas mesmo assim despertava muito interesse. Nessa época havia, no mínimo, cinco modelos de contos: o popular, o infantil, o galante, o conto-fábula e o conto moral. Com o passar do tempo e com uma produção mais corrente, estabelecem-se determinadas normas para esse gênero. Como resultado, o conto literário apresenta “recursos criativos”. Esses recursos têm uma finalidade: a ordem estética.
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