História, perguntado por aquilacevidanes57, 4 meses atrás

TIVIDADES
A presença da Família real portuguesa trouxe transformações para o Brasil, principalmente para o Rio de Janeiro. Para o Rio, foi um período de transformações culturais, econômicas e políticas. Tratava-se de adequar a cidade ao seu novo papel: sede da administração portuguesa. Com base no que você pesquisou, leu e assistiu ao vídeo, responda no seu caderno o que se pede

2 Cite uma transformação cultural:

3 Cite uma transformação econômica:

4 Cite uma transformação política:

Soluções para a tarefa

Respondido por ziljuelel74
2

Resposta:

A -

A transferência da Família Real para o Brasil foi motivada, sobretudo, pelo medo de que Napoleão, que já havia dominado a Espanha, atacasse também Portugal (o que de fato aconteceria) e destronasse a Família Real, além de fugir, assim, também da "ameaça" de uma revolução republicana.

 

Devemos ressaltar, contudo, que com a transferência a Família Real não "deixou" e nem "perdeu" toda a "pompa", realizando uma série de reformas no Brasil que tinham por objetivo garantir que continuariam aqui a viver no luxo, construindo palácios, melhorando a urbanização da capital e estabelecendo órgãos administrativos e militares que garantiriam a segurança e a tranquilidade da Família Real enquanto estivesse na colônia.

B -

Foram mudanças no setor da infraestrutura a expansão das estradas e portos, com a melhoria da infraestrutura nacional, e como uma permanência o fato de que estas obras se concentraram em uma pequena região do país (o Rio de Janeiro).

Sobre a economia mudou que houve a abertura dos portos para as nações amigas (a Inglaterra) e a permissão de que funcionassem manufaturas, e permaneceu o fato de que ainda havia forte intervenção do Estado na economia

Na política mudou que o Brasil foi elevado a categoria de Reino e permaneceu na medida que ainda era uma colônia de Portugal.

Na sociedade mudou que surgiu uma nova classe intermediária de servidores públicos, associados a expansão da administração da colônia, e permaneceu que era uma sociedade bastante desigual.

Nos costumes houve uma aproximação maior, na região da corte, aos costumes europeus e permaneceram os mesmos em regiões distantes do Rio de Janeiro, pouco impactadas por esta mudança.

Na Cultura, assim como nos costumes, houve uma aproximação maior do modelo europeu, assim como o fortalecimento do projeto pela Independência, e permaneceu que ainda havia uma forte cultura aristocrática e que fundamentava desigualdades de classe, raça e gênero em nosso país.

Explicação:

Perguntas interessantes