Tive um debate sobre o aborto,e agora preciso fazer um artigo de opinião (a favor do aborto), alguem me ajuda por favor !! (vai valer como prova bimestral)
Soluções para a tarefa
Resposta
O aborto pode poupar vida de crianças a viver na miséria, para abortar sempre tem um motivo, ou seja falta financeira e de cuidados
Resposta:Aborto é um dos temas polêmicos mais discutidos atualmente no Brasil. Os argumentos, tanto das pessoas favoráveis como daquelas contrárias à legalização, são variados e refletem posicionamentos que oscilam entre o feminismo, a medicina, a religiosidade, a vulnerabilidade social, os comportamentos sexuais etc. a perspectiva de defesa dos direitos sexuais e reprodutivos, legalizar o aborto é garantir direito pleno à vida e ao próprio corpo pelas mulheres e por outras pessoas que podem engravidar, como homens transgêneros.
Não existe método contraceptivo 100% eficaz. Mesmo a laqueadura e o DIU têm taxa de falha em torno de 0,5% ao ano. Já os anticoncepcionais orais e injetáveis têm taxa de falha de 5% ao ano e o preservativo masculino, entre 15% e 20% ao ano. Mesmo usando corretamente esses métodos, a mulher e seu parceiro podem engravidar.
Isso significa que a mulher não possui controle pleno sobre o planejamento reprodutivo, criando uma desigualdade de gênero, já que a responsabilidade pela gravidez e pela futura criança recai sobre a mulher, sendo seu corpo e sua vida modificados pela gestação.
Além disso, as mulheres já abortam independentemente de tempo histórico, cultura, religião, etnia, idade, relação estável, condição econômica e formação. Porém, as mulheres pobres, negras e adolescentes são as que mais morrem por procedimentos inseguros realizados por elas ou por clínicas clandestinas.
Muitas mulheres não conseguem também negociar com os parceiros o uso de preservativo. Muitas sofrem estupro conjugal ou são impedidas de usar pílula ou outro método, já que, ao terem vários filhos, são proibidas de trabalhar ou sair de casa.
No Brasil, uma em cada cinco mulheres já abortou ou vai abortar ao longo da vida. É impensável que elas sejam presas! O Estado, ao criminalizar a interrupção da gestação, impede-as de recorrer ao sistema de saúde e, por isso, acabam morrendo por causas obstétricas evitáveis. Para mim, é antiética a ideia de que a vida da mulher vale menos do que a vida em potencial do embrião e é imoral impor crenças religiosas e manipular informações médicas para controlar o exercício pleno da sexualidade, da reprodução e do direito ao corpo pelas mulheres. Entende-se na medicina que o fim da vida ocorre com o fim da atividade neuronal, logo, entendemos que a vida começa com o início da atividade neurológica organizada, após o primeiro trimestre da gestação. A idade gestacional para o aborto em outros países é limitada entre 12 e 14 semanas, pois há menos riscos para a mulher. Legalizar o aborto é proporcionar às mulheres um atendimento digno. Nos locais onde é autorizado, houve até queda no número de abortos, uma vez que as mulheres são acolhidas e podem refletir sobre a decisão.