Título:
Um canto no meu ateliê, 1884
Tipo de documento:
Quadro
Origem:
Abigail de Andrade. Um canto no meu ateliê, 1884. In. Ana Paula Cavalcanti Simioni. Profissão Artista. Pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: Edusp/FAPESP, 2008, p. 209.
Créditos:
Abigail de Andrade
Técnica:
Óleo sobre tela
Observando o quadro e a trajetória artística da pintora Abigail de Andrade podemos afirmar que:
Alternativas
(A) Abigail de Andrade recebeu a medalha de ouro na Exposição Geral de Belas Artes de 1884, no Rio de Janeiro.
(B) A ideia de “musa” é rompida ao reforçar o domínio técnico e a ação da artista em seu ambiente de trabalho.
(C) O quadro retrata uma pintora que trabalha de costas para quem vê o quadro e conversa com uma mulher que está na janela, foco de luz da imagem.
(D) A pintora na obra busca exemplificar como a natureza morta era um tema fundamentalmente feminino na pintura.
Anexos:

Soluções para a tarefa
Respondido por
46
A não é falsa, uma vez que a pintora de fato recebeu a medalha, mas não explica nada sobre o sentido do quadro ou sobre a trajetória da pintora, não sendo correta.
B é verdadeira, de modo que tanto demonstra uma ruptura com a ideia de que mulheres deveriam ser apenas musas quanto mostra o modo como a artista concebia a tarefa de pintar.
C não é falsa, mas nada explica sobre a trajetória da artista, não respondendo a questão.
D é falsa. O quadro nem mesmo é uma natureza morta - há a presença de seres vivos, as duas mulheres retratados - e nem representa esta crença.
caiquealencar:
ligeiro, colocando as perguntas da ONHB
Perguntas interessantes
Física,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás