tipos de transporte a través de la membrana plasmatica
Soluções para a tarefa
TRANSPORTE PASSIVO
• OSMOSE: A difusão da agua (solvente). O movimento de moléculas de água (solvente) partir de uma nokıção hipotonica para outra hipertônica através de uma membrana semipermeável
Meio hipotônico - Célula turgida
Meio isotônico - Célula flácida
Meio hipertônico - Célula murcha
• DIFUSÃO SIMPLES: A difusão simples é um processo meramente físico. As moléculas deslocam-se conforme a seu gradiente de concentração no meio. A substância passa do meio hipertônico para o maio hipotônico, até chegar a um equilíbrio (isotônicos).
• DIFUSÃO FACILITADA: Permite o transporte de pequenas moléculas polares, como os aminoácidos, monossacarídeos, etc, que não conseguindo atravessar a bicamada lipídica, requerem que proteínas transmembranosas facilitem sua passagem. Estas proteínas recebem o nome de proteínas transportadoras ou permeases que, ao unirem-se a molécula que irão transportar sofrem uma modificação em sua estrutura que conduz aquela molécula do interior da célula.
TRANSPORTE PASSIVO
• BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO: A bomba de Na+/K+ requer uma proteína transmembranosa que bombeia Na+ até o exterior da membrana e K+ até interior. Esta proteína atua contra o gradiente graças sua atividade como ATP-asa, pois quebra o ATP para obter a energia necessária para o transporte. Por esse mecanismo, são transportados 3 Na+ até o exterior e 2 K+ até o interior, com a hidrólise de ATP.
ENDOCITOSE: É o processo pelo qual a célula capta partículas do meio externo mediante uma invaginação da membrana que engloba a partícula que será ingerida. Distinguem-se diversos tipos de endocitose.
PINOCITOSE: Implica a ingestão de líquidos e partículas em dissolução, forma-se o pinossomo.
FAGOCITOSE: São formadas grandes vesículas revestidas ou fagossomos que ingerem microorganismos e restos celulares.
EXOCITOSE: É o mecanismo pelo qual as macromoléculas contidas em vesículas citoplasmáticas são transportadas desde o interior celular até a membrana plasmática, para serem vertidas ao meio extracelular. Isto requer que a membrana da vesícula e a membrana plasmática se fusionem para que possa ser vertido o conteúdo da vesícula ao meio. Mediante este mecanismo, as células são capazes de eliminar substâncias de excreção esse processo denomina-se clasmocitose.
TRANSCITOSE: É o conjunto de fenômenos que permitem a uma substância atravessar todo o citoplasma celular, de um pólo a outro da célula. Envolve o duplo processo endocitose-exocitose. É próprio de células endoteliais que constituem os capilares sanguíneos, transportando assim as substâncias desde o meio sanguíneo até os tecidos que rodeiam os capilares.
espero ter ajudado :)