ENEM, perguntado por biamedeiros1056, 1 ano atrás

Tipos de trabalho cientificos e suas especificações

Soluções para a tarefa

Respondido por Bruna1K
0
Monografia ou TCC 

Monografia é um texto de primeira mão resultante de pesquisa científica e que contém a identificação, o posicionamento, o tratamento e o fechamento competentes de um tema/problema. Essencialmente analítica, em que o objeto é geralmente bem delimitado em extensão, a monografia permite o aprofundamento do estudo. TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso e refere-se a uma dissertação científica, de cunho monográfico iniciático, que os alunos concluintes de um curso de pós-graduação lato sensu devem elaborar.

Dissertações de mestrado, teses de doutorado

Para obtenção do grau acadêmico de Mestre exige-se uma dissertação. Dependendo da área cientí- fica onde é desenvolvida e da natureza da investigação, apresenta-se ou na forma de relatório científico ou de monografia. A dissertação tem como característica principal o aprofundamento. O texto deve identificar, situar, tratar e fechar uma questão científica de maneira competente e profunda. São Características de uma dissertação: · Ser elaborada por pós graduando, vinculada a um programa stricto sensu de uma instituição de ensino superior, devidamente credenciada; · Desenvolver-se sob a orientação de um doutor acadêmico; · Revelar domínio e capacidade de síntese de conhecimentos específicos e aprofundados; Ser apresentada e defendida publicamente ante a uma banca acadêmica de pelo menos três doutores.

Projeto de Pesquisa 

O projeto de pesquisa é a primeira atividade de planejamento de uma pesquisa. O que se pretende, a partir de um tema, gerar uma ou mais hipóteses. A necessidade de pesquisar, de investigar, só toma forma concreta diante de uma hipótese que pode ser caracterizada como a solução de um possível problema. A idéia principal de um pré-projeto de pesquisa é estabelecer um roteiro científico e colocar as idéias de forma ordenada e justificada. 

Textos de divulgação cientifica

Os textos de divulgação científica destinam-se a uma comunicação oral em cursos, congressos, simpósios, reuniões científicas, entre outros. Contém em média entre duas a vinte páginas estruturadas no modelo artigo-científico ou artigo-relatório, para posterior publicação em atas e anis dos eventos científicos em que foram apresentados. Podem aparecer publicados na íntegra ou na forma de resumo ou sinopses. Embora contenha a mesma estrutura intelectual dos artigos, normalmente é um texto unitário.

Informes e Ensaios Científicos 

Utilizado para comunicar resultados parciais de pesquisas em andamento ou os resultados finais de um estágio de investigação científica, o informe científico é sintético. Divulga as primeiras descobertas, dificuldades encontradas ou previstas, descreve procedimentos utilizados, seja em campo ou em levantamentos bibliográficos. Como os demais textos, segue também um roteiro de informações relevantes ao leitor. 
Perguntas interessantes