História, perguntado por Gabrielfrai2, 7 meses atrás

tipo vestuário indígena​

Soluções para a tarefa

Respondido por LidiCunha
2

Por ser o Brasil um país tropical de clima quente, a maioria dos índios usa pouca roupa a maior parte do tempo. Algumas tribos, que estão na fronteira brasileira mais próxima das correntes originárias da cordilheira dos Andes, usam uma espécie de bata a cushmã, tecida pelas índias, nos períodos mais frios.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas. Estas últimas, muito apreciadas, foram sempre objeto de troca entre os povos primitivos e os colonizadores e viajantes. No século XIII, Marco Pólo já as espalhava pela Ásia, cabendo aos portugueses e espanhóis difundi-las entre os ameríndios. 

Em algumas tribos, desde o século XIX, as mulheres usam lençóis ou colchas de algodão enroladas em torno do busto, numa vestimenta semelhante a uma túnica. De uma maneira geral, a vestimenta para o indígena não está associada a aspectos morais.

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes. As vestimentas adornadas, principalmente com plumas, são geralmente utilizadas em ocasiões especiais, ritos e comemorações.


Gabrielfrai2: ta mais começa o a
Respondido por peixinha12
1

Resposta:

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Perguntas interessantes