Tinham eles [os holandeses] saído na ilha de Itaparica, fronteira à Bahia, e aqui, levados de furor herético, deram muitos golpes numa cruz que à porta de uma ermida* estava arvorada*. Tornando poucos dias depois, os nossos, como era costume, os esperaram, e, encontrando com eles ao saltar em terra, a cruz, que antes estendia os braços de leste a oeste, se foi torcendo do meio para cima, ficando o pé imóvel, até que os braços se puseram de norte a sul, abertos para os que pelejavam*.
VIEIRA, Padre Antônio. Cartas do Brasil. p. 91.
glossário
*Ermida: pequena igreja.
*Arvorada: erguida.
*Pelejavam: lutavam.
(Ufscar-SP) O trecho apresentado faz parte de uma carta que o Padre Vieira escreveu para seu superior em Lisboa, quando estava no Brasil, durante a primeira invasão holandesa ocorrida na Bahia em 1624. Como Vieira caracteriza os holandeses?
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Os holandeses primeiramente são apresentados como hereges, haja vista que eram dotados da capacidade de realizarem grandes e intensos golpes contra a cruz, principal símbolo do catolicismo.
Além disso, podemos notar a evidente disputa militar existente entre Portugal e Holanda, diante do domínio da região açucareira nordestina, na primeira metade do século XVII, evidenciando também a luta do catolicismo contra a contrarreforma representada pela Holanda.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás