Tinha razão o camponês que declarou no VIII Congresso dos Sovietes: tudo vai bem. Mas, se a terra é para nós, o pão é para vocês, isto é, para os comissários; (...) as florestas são para nós, mas a madeira para vocês. A Revolta de Kronstadt 9)No trecho acima *
a) relata-se o elogio de um camponês, no VIII Congresso dos Sovietes, à atuação imparcial dos comissários, elogio enfatizado pela repetição de para vocês.
b) há ironia, pois os argumentos introduzidos pela conjunção mas se contrapõem à afirmação de que “tudo vai bem”.
c) demonstra-se que a distribuição de riquezas entre comissários e camponeses realizava-se de modo justo: uma parte “para nós”, outra “para vocês”.
d) sugere-se que os bens possuídos pelos camponeses (terra e florestas) são mais valiosos que os produtos devidos aos comissários (pão e madeira).
e) há ironia, pois, apesar da afirmação inicial, o autor discorda da declaração do camponês, daí o uso do conectivo ma
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:C ) demonstra a distribuição de riquesas entre comissários e camponeses realizava-se de modo justo: uma parte “para nós”, outra “para vocês”.
A alternativa correta é a letra B, pois identifica-se a ironia na expressão "tudo vai bem", com descrição posterior de fatos opostos a esta afirmativa no texto, a partir da conjunção "mas".
Ironia
A ironia consiste em uma figura de linguagem de pensamento que não condiz com o que está sendo descrito no texto, indicando um sentido contrário.
É geralmente empregada em textos que o escritor tem a intenção de contestar sobre algo na sociedade, seja em tópicos como política, economia, meio-ambiente.
O termo "tudo vai bem" no texto em questão transmite justamente o inverso, indicando que tudo vai mal, a partir das desigualdades sociais mencionadas entre os camponeses e os comissários.
Os conectivos que expressam contraste estão interligados com a figura de linguagem da ironia como: mas, porém, contudo, todavia, entretanto.
Entenda mais sobre ironia aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/6771441
#SPJ2