História, perguntado por DanielliQuintale, 1 ano atrás

Thomás morus foi executado por Henrique v||| um dos principais admiradores de Maquiavel. Quais são os pontos de vista defendidos sobre o poder e o dinheiro nos textos de Maquiavel e Morus?

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
57
Olá!

Vou te ajudar nesta questão.

Maquiavel e Morus possuíam pontos de vista bastante distintos nos campos político e social.

Maquiavel considera todos os homens maus por natureza ( dai a expressão "maquiavélico"), ao passo que Morus não concorda com estes pensamentos. Dessa forma, a respeito do poder e o do dinheiro, Maquiavel os abomina e simplesmente os despreza, mostrando que o homem é incapaz de administrá-los e usufruí-los da melhor forma.

Para Morus, o homem é capaz de viver uma vida digna, com prosperidade e abundância através do poder e do dinheiro. Além disso, possuia uma veia bastante espiritual, atestando que a natureza possui todas as necessidades humanas, de forma que todos os homens podem ser prósperos e viver em harmonia.


Espero ter ajudado, bons estudos!
Respondido por ferretti
1

Em Maquiavel temos uma visão de mundo voltada à práxis. A ideia do pensador da península itálica era promover um guia para operações de um governante. Ele acreditava, como deixou claro na obra O Príncipe, que o dever do líder era impor respeito ou medo, para que pudesse manter seu poder. O ouro era também parte do alvo do governante, já que através dele poderia controlar seu reino.

Para Morus, no entanto, a ideia do texto que produziu era propor um mundo novo, uma nova possibilidade de se pensar a vida em sociedade. Ele realizou profundas críticas sociais, com base em um pensamento idealista que colocava em uma cidade utópica os seus desejos, interesses ou, mesmo, suas projeções. Para ele, em uma cidade deste tipo,  dinheiro e poder seriam desprezíveis.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/6460729

Anexos:
Perguntas interessantes